Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu nesta quinta-feira, 22, no Terminal Turístico Balneário Ipiranga, um evento em alusão à campanha Janeiro Branco, com a participação de mulheres atendidas pelo Centro de Atendimento à Mulher (CAM).
O Janeiro Branco é uma campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental e emocional, criada em 2014, que utiliza o mês de janeiro como uma “folha em branco” para estimular reflexões sobre o bem-estar psicológico, incentivar o autocuidado e combater o tabu em torno das doenças mentais, promovendo a busca por ajuda profissional.
Durante o encontro realizado na prainha, as mulheres atendidas pelo CAM participaram de atividades voltadas à autoestima, valorização pessoal, troca de experiências e momentos de escuta e acolhimento. Segundo a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Aparecida Carradore, a escolha do local teve um significado especial. “Trocar o ambiente tem a finalidade de sair das paredes de concreto e valorizar nossas belezas naturais”, disse.
A diretora destacou ainda que o momento foi marcado por relatos emocionantes e pelo fortalecimento dos vínculos entre as participantes. “Algumas mulheres se emocionaram ao relatar o quanto esse trabalho as fortalece, possibilita a criação de novas amizades e consolida o desejo de lutar por uma vida digna e livre de violência”, afirmou.

Aparecida ressaltou que, para a equipe técnica, o encontro superou os objetivos inicialmente propostos. “O trabalho criou vínculos de amizade entre elas e fortaleceu a disposição para o apoio mútuo, o que é fundamental no processo de superação e reconstrução”, completou.