Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a solenidade de abertura oficial do Ano Letivo de 2026, marcando o encerramento da Semana Pedagógica e o início de um novo ciclo nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As aulas na rede municipal tiveram início nesta segunda-feira, dia 02.
O evento, realizado no CTG Querência Amada, reuniu mais de 760 profissionais da educação, entre professores, equipes pedagógicas e gestores escolares, em um momento de acolhimento, reconhecimento e renovação de propósitos, reforçando o compromisso coletivo com a qualidade do ensino público no município.
Durante a solenidade, o vice-prefeito Claudio Rodrigues destacou que os avanços alcançados na educação municipal são fruto do trabalho conjunto e da dedicação diária dos profissionais da área. “Os avanços na educação do município são resultado do comprometimento, da responsabilidade e da dedicação diária de cada profissional que atua nas unidades educacionais, aliados ao acompanhamento constante da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou.
A secretária municipal de Educação, Solange Gamba, enfatizou o significado simbólico da abertura do ano letivo e o papel transformador da educação. “A abertura do ano letivo simboliza um tempo de recomeços, novas possibilidades e fortalecimento da esperança, representando a retomada de um propósito que vai além da sala de aula: transformar vidas, construir futuros e deixar marcas positivas na trajetória de cada estudante”, afirmou.
Representando os educadores da rede municipal, a professora da Escola Municipal do Campo Ipiranga, Lucineri Nascimento Fernandes, relatou ser grande a expectativa para o novo ano letivo.
“A expectativa para este ano é promover, principalmente, a evolução dos nossos alunos. Espera-se um avanço significativo no desempenho, com aumento dos índices educacionais, além do fortalecimento da parte pedagógica, focada no conhecimento e no desenvolvimento individual de cada estudante”, comentou.
Ao longo do evento, também foi destacada a importância da união, do trabalho colaborativo e do fortalecimento dos vínculos entre escola, família e comunidade, considerados pilares essenciais para a construção de uma educação pública de qualidade. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação reafirmou seu compromisso com uma educação inclusiva, humana e transformadora, voltada ao desenvolvimento integral dos estudantes e à valorização permanente dos profissionais da área.
Os participantes acompanharam ainda o workshop “Matando um leão por dia! Inteligência emocional, comportamento e ética no trabalho”, ministrado pelo palestrante Enirson Fernando Macagnan. A atividade promoveu reflexões sobre fortalecimento emocional, ética e relações no ambiente de trabalho, contribuindo para a formação humana e profissional dos educadores.

Para Macagnan, o encontro foi marcado por troca de experiências e valorização dos profissionais da educação. “Foi uma tarde especial e produtiva. Pelo terceiro ano consecutivo, foi destacada a importância dos professores e profissionais da educação, que têm em suas mãos o futuro do município”, afirmou. O momento contou com música, emoção e reforçou a motivação para o início do ano letivo, evidenciando a educação construída com amor, garra e dedicação.