São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Governo Municipal desenvolve ações em comemoração ao Dia Mundial da Água (22)  
  Publicado em 24 de Março de 2026  
       
 

 
 
 
Governo Municipal desenvolve ações em comemoração ao Dia Mundial da Água (22)

Da Assessoria - Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Itaipu Binacional, está desenvolvendo uma série de ações voltadas às crianças e à comunidade em geral, reforçando a importância da preservação dos recursos hídricos.

 

 

Por meio do projeto “Um Rio Passa Por Aqui”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, destacando que o lixo jogado nas ruas é levado pelas águas da chuva até os bueiros (bocas de lobo) e, consequentemente, aos rios e córregos, contribuindo para a poluição e até mesmo para a ocorrência de enchentes.

 

Dentro dessa proposta, estão sendo pintados 11 bueiros em diferentes pontos do município com a frase “Um rio passa por aqui”, criando um alerta visual sobre o destino da água e dos resíduos descartados de forma inadequada. “Por meio de uma abordagem artística queremos sensibilizar toda a comunidade sobre esse tema tão importante”, ressaltou o diretor de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente, Andryws Rafael Gois.

 

Um dos Centros Municipais de Educação Infantil contemplados pela ação é o CMEI Soeli Manente, onde foram pintados dois bueiros. “As crianças têm a capacidade de influenciar seus pais e a comunidade em geral, por isso essa ação com elas tende a gerar resultados a longo prazo”, destacou a diretora, Fernanda Dutra Santos.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, o foco da programação está na formação de consciência desde a infância. “A proposta é fazer com que as crianças compreendam, desde cedo, a importância de preservar e cuidar da água”, enfatizou.

 

Projeto ‘Um Rio Passa Por Aqui’:

O projeto “Um Rio Passa por Aqui” é uma iniciativa de educação ambiental desenvolvida pela Itaipu Binacional, em parceria com municípios do Oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de conscientizar sobre a relação direta entre os bueiros e os cursos d’água.

 

A proposta envolve a participação de alunos na pintura artística de bueiros, utilizando frases e elementos visuais, como peixes e rios, para gerar impacto e reflexão na comunidade. A mensagem central é clara: o lixo descartado nas ruas é levado pela chuva, passa pelos bueiros e chega aos rios.

 

Realizado por meio do Convênio Linha Ecológica com municípios lindeiros, o projeto tem como público-alvo escolas municipais e a comunidade local, buscando transformar a percepção coletiva sobre o cuidado com o meio ambiente.

 

O objetivo é reforçar que a conservação dos recursos naturais começa com atitudes simples no dia a dia, como o descarte correto de resíduos nas vias públicas.

 
 
 
 
     
 

  https://jornalofarol.com.br//lermateria.asp?i=46700
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com