Da Assessoria - Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Inicial em Cuidador de Idoso, uma importante oportunidade de qualificação profissional voltada à área da saúde e ao cuidado com a pessoa idosa.
A formação é promovida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a Escola de Saúde Pública do Paraná, o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Miguel do Iguaçu.
O curso é totalmente gratuito, na modalidade presencial, com carga horária total de 180 horas, sendo 160 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. As aulas teóricas serão realizadas no período noturno, das 19h às 22h, em dias a serem definidos, possibilitando a participação de pessoas que trabalham durante o dia.
A capacitação tem como objetivo qualificar profissionais para atuar no cuidado e acompanhamento de idosos, contemplando trabalhadores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), cuidadores informais, familiares, profissionais da saúde e comunidade em geral.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:
– Ter ensino fundamental completo, comprovado por histórico escolar;
– Ter 18 anos completos;
– Residir em municípios da área de abrangência da Regional de Saúde, como Foz do Iguaçu, Matelândia, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu, ou ter condições de deslocamento até um dos municípios onde o curso será ofertado.
Serão ofertadas 35 vagas por município, e a realização do curso está condicionada à formação de turma.
Cronograma do processo seletivo
– Inscrições: de 16 de março a 17 de maio
– Análise documental: de 18 a 21 de maio
– Resultado preliminar: 22 de maio
– Prazo para recursos: 25 e 26 de maio
– Resultado final: 4 de junho
– Previsão de início das aulas: entre julho e agosto de 2026
A inscrição deve ser realizada por meio de formulário eletrônico disponível no edital. Na impossibilidade de inscrição online, o candidato poderá entregar a documentação presencialmente na Regional de Saúde ou encaminhar via correio, conforme orientações do edital.
Os candidatos deverão anexar os documentos em formato PDF, sendo aceitos apenas arquivos legíveis e completos:
– Cópia do RG (frente e verso)
– Cópia do CPF
– Cópia da certidão de nascimento ou casamento
– Cópia do título de eleitor
– Comprovante de reservista (para homens)
– Histórico escolar do Ensino Fundamental I e II com certificado de conclusão (frente e verso)
– Comprovante de endereço
– Ficha cadastral – Anexo I
– Requerimento de matrícula – Anexo II, preenchido e assinado
– Carta de liberação do gestor (para servidores públicos)
– Documento que comprove vínculo empregatício, quando houver
Inscrições com documentos incompletos, ilegíveis ou sem comprovação de escolaridade serão indeferidas.
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no link:
https://www.espp.pr.gov.br/sites/escola-saude/arquivos_restritos/files/documento/2026-03/edital_04-2026-_pre_inscricao_aluno_ci-_foz-_matelandia-_sta_terez_-sao_miguel.pdf
O Governo Municipal informa que a Escola do Trabalho João Manoel Scheffer está à disposição para auxiliar os interessados que tenham dúvidas ou dificuldades no processo de inscrição.
A unidade está localizada na Avenida Iguaçu, nº 1533, com atendimento pelo telefone/WhatsApp (45) 3565-8149.