São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Oficina de grafite incentiva criatividade e pertencimento entre adolescentes atendidos pela Rede de Proteção  
  Publicado em 22 de Maio de 2026  
 
   
 
 
 
Oficina de grafite incentiva criatividade e pertencimento entre adolescentes atendidos pela Rede de Proteção

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA), realizou na quarta-feira, 20, o encerramento da primeira etapa da oficina de grafite desenvolvida com adolescentes atendidos pela Rede de Proteção do município.

 

As atividades foram realizadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e integraram ações voltadas aos adolescentes acompanhados por medidas socioeducativas. Durante as oficinas, os participantes tiveram contato com técnicas de grafite, pintura, expressão artística e atividades de reflexão sobre pertencimento, coletividade e perspectivas de futuro.

 

A coordenadora do CREAS, Gabriela David Palmonari, explicou que a iniciativa faz parte de um projeto que terá continuidade ao longo do ano. “A oficina foi pensada muito sobre o sentimento de pertencimento desses adolescentes, que muitas vezes se sentem excluídos e vítimas de preconceito. A arte de rua, o rap e o grafite são mecanismos de expressão das dores internas e sociais, além de promoverem respeito, união e acolhimento”, ressaltou.

 

O professor de grafite Anderson Marcos da Silva destacou o envolvimento dos participantes ao longo das aulas. “A gente percebeu muito talento que precisa ser evidenciado cada vez mais. Os participantes se dedicaram ao máximo e estiveram presentes em todos os encontros. O grafite é um diálogo com o cotidiano deles e a arte chega como uma ferramenta de resgate e também de oportunidade para o futuro”, afirmou.

 

Durante o encerramento, os adolescentes participaram ainda de uma atividade de justiça restaurativa, utilizando elementos do grafite para personalizar bonés em branco, simbolizando os caminhos e escolhas que podem construir para suas vidas.

 

A psicóloga do CREAS, Elaine Cristina Cherubim do Carmo Moreto, destacou que a oficina superou as expectativas da equipe organizadora. “A atividade mostrou para esses adolescentes que eles têm potencialidades e que podem escolher o caminho que desejam seguir daqui para frente. Foi uma forma de trazer esperança, autoestima e perspectivas para o futuro”, enfatizou.

 

Os próprios participantes também destacaram a experiência vivida durante a oficina. O aluno João Cesar dos Santos Silveira contou que as aulas ajudaram até mesmo no bem-estar emocional. “Nós fazemos artes, relaxamos a mente e isso traz tranquilidade. Foi uma experiência muito legal”, comentou.

 

A aluna Danielle de Souza Roque afirmou que a oficina proporcionou novas descobertas. “Eu não conhecia o grafite antes de participar e estou achando algo muito bacana. É uma atividade diferente, que sai um pouco da rotina”, relatou.

 

A mãe de um dos participantes, Amilsa de Jesus Silva, destacou a importância da iniciativa no desenvolvimento dos adolescentes. “Ele gostou tanto da oficina que não faltou nenhum dia. É uma atividade muito importante, porque ajuda os jovens a terem mais clareza sobre a vida e escolherem caminhos positivos”, comentou.

 

A secretária municipal de Assistência Social, Adriana da Silva Motta, destacou a importância de iniciativas que aproximem os adolescentes da cultura e da convivência social. “É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento desses jovens por meio da arte. Projetos como esse fortalecem vínculos, despertam talentos e mostram novas possibilidades para o futuro”, salientou.

 

A programação terá continuidade no segundo semestre, com uma nova edição da oficina de grafite e também atividades voltadas ao rap e outras expressões culturais.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com