São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Usina de Projetos inicia atividades com alinhamento de critérios para atendimento aos municípios lindeiros  
  Publicado em 17 de Julho de 2026  
 
   
 
 
 
Usina de Projetos inicia atividades com alinhamento de critérios para atendimento aos municípios lindeiros

Da Assessoria - Objetivo é atender às administrações municipais com a elaboração de projetos em busca de recursos

 

Representantes dos municípios que integram o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participaram, nesta terça-feira (14), em Santa Helena, da reunião que marcou o início das atividades da Usina de Projetos. O encontro reuniu secretários municipais de Obras e Planejamento, a equipe de coordenação do convênio e o presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, para definir os critérios que nortearão a elaboração de projetos técnicos destinados à captação de recursos.

 

A iniciativa será executada por meio de convênio entre o Conselho dos Lindeiros e a Itaipu Binacional, com investimento de R$ 7,9 milhões e prazo de execução de 24 meses. Durante o período, uma equipe técnica formada por 18 profissionais, entre engenheiros, arquitetos, desenhistas e equipe administrativa, será responsável pela elaboração de projetos para atender às demandas dos municípios.

 

Atendimento regional

Segundo o presidente do Conselho dos Lindeiros, Antônio França Benjamim, a reunião teve como objetivo estabelecer critérios para garantir atendimento igualitário. Ele destacou que a elaboração de projetos é uma etapa essencial para a obtenção de recursos junto aos governos estadual e federal, além da própria Itaipu Binacional.

 

"Aqui foram discutidos critérios e formas de atender todos os municípios igualitariamente, produzindo aquilo que é mais importante para os prefeitos, que são os projetos para captação de recursos. Sem projetos, não conseguimos acessar esses investimentos", afirmou.

 

O coordenador da Sala de Projetos, Fernando Rafael Federizzi, classificou o encontro como o marco inicial das atividades da Usina de Projetos. De acordo com ele, nesta primeira etapa foram definidos os parâmetros que orientarão a priorização das demandas apresentadas pelos municípios.

 

Matriz de prioridades

Federizzi explicou que será adotada uma matriz de priorização para organizar os trabalhos, considerando o grau de complexidade de cada projeto. A equipe técnica iniciará a elaboração das propostas a partir da classificação entre projetos de baixa, média e alta complexidade.

 

A expectativa é que a estrutura da Usina de Projetos amplie a capacidade técnica dos municípios lindeiros na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura, possibilitando maior acesso a recursos para execução de obras e investimentos públicos ao longo dos próximos dois anos.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com