São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  APÓS VISITA À ITAIPU: Acadêmicos da Unesp se orientam no CAB para elaborar projeto  
  Publicado em 30 de Agosto de 2012  
       
 

 
 
 
APÓS VISITA À ITAIPU: Acadêmicos da Unesp se orientam no CAB para elaborar projeto

Os professores doutores que acompanharam a turma reafirmaram a importância do aprendizado e da multiplicação dessa experiência positiva em outras regiões do Brasil

 

Ciliany Perdoná

AI Conselho dos Lindeiros

 

“Muito mais do que conhecer o Programa Cultivando Água Boa (CAB) e discutir a influência de grandes empreendimentos de geração de energia na gestão de bacias hidrográficas, os acadêmicos do curso de extensão na área de Difusão Tecnológica e Recursos Hídricos, mestrandos em Biogeografia (curso exclusivo no Brasil) e doutorandos em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de duas pesquisadoras da Colômbia e do Equador, terão que reunir como resultado da visita técnica, subsídios para a elaboração de um projeto aplicado em planejamento e gestão, com potencial de implantação em outras bacias hidrográficas do Brasil”.

 

Troca de experiências entre Itaipu, Unesp e Comitê da Bacia do Pontal de Paranapanema: aprender e multiplicar

 

A informação foi repassada pelo professor doutor do curso de Geografia e Gerenciamento de Recursos Hídricos da Unesp, campus de Presidente Prudente, Antônio César Leal, que juntamente com o professor doutor e diretor do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos (CTH) inserido no Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE/SP), Paulo Augusto Romera e Silva, coordenaram a caravana. Além dos acadêmicos, o grupo contou com a participação de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista (Cetesb).     

De acordo com Leal, que pela terceira vez realizou visita técnica na binacional, “a cada retorno, um aprendizado diferente”. “O Cultivando Água Boa é um exemplo extraordinário de que se houver iniciativa, as coisas acontecem. Por isso, esse estreitamento entre a Itaipu e a Unesp, para que possamos ser parceiros e contribuirmos na multiplicação dessa experiência positiva”.

 

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, destacou a importância do “olhar de fora” para o incremento das ações. “A satisfação é muito grande quando vemos que o programa - criado em 2003 - tornou-se um grande movimento, integrando uma região. Mais do que isso, que esse laboratório a céu aberto está sendo referência para grandes iniciativas”, pontuou.

Além das visitas à usina, Refúgio Biológico Bela Vista e Canal da Piracema, o grupo percorreu a região da Bacia do Paraná 3 (BP3), para conhecer de perto a aplicabilidade das ações do CAB. 

 

Troca de experiências

Ao término do encontro, o diretor de Coordenação recebeu do secretário-executivo-adjunto do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Murilo Cavalheiro, inúmeros materiais impressos que são utilizados como recurso nas atividades desenvolvidas nos 21 municípios que compõem a região.

 

Visitantes da Unesp, Sabesp, Cetesb e do Comitê da Bacia do Pontal de Paranapanema atentos às informações sobre o Cultivando Água Boa

 

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com