São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  CULTIVANDO ÁGUA BOA: Comitiva da Bélgica e do Peru conhece o CAB e propõe intercâmbio de ações  
  Publicado em 3 de Setembro de 2012  
       
 

 
 
 
CULTIVANDO ÁGUA BOA: Comitiva da Bélgica e do Peru conhece o CAB e propõe intercâmbio de ações

Segundo os visitantes, a proposta é adotar parte das ações do Cultivando Água Boa na região andina, onde vivem comunidades sensíveis socialmente e com baixo índice de desenvolvimento humano

 

 Ciliany Perdoná

 

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, foi procurado pelo representante da CTB – Agência Belga de Desenvolvimento, Guy Castadot e o coordenador Nacional do Projeto de Desenvolvimento Estratégico dos Recursos Naturais em Ayacucho, Huancavelica e Apurímac (PRODERN-1), do Ministério do Meio Ambiente do Peru, Erasmo Otárola, para tratar sobre a possibilidade de colocar em prática uma missão de cooperação técnica internacional na área de desenvolvimento sustentável.

 

Comitiva reunida com o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich: missão de cooperação

 

A comitiva recebida pela Unidade de Assessoria Internacional (UAIN) do SEBRAE Nacional e no Paraná, pelo consultor do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, chegou ao Brasil com a agenda de visitas definida e um dos compromissos oficiais deu-se na Itaipu Binacional. Em reunião com o diretor de Coordenação, eles conheceram a metodologia do Programa Cultivando Água Boa (CAB), os resultados obtidos e tiraram as dúvidas quanto à aplicabilidade.

 

Segundo Erasmo Otárola, eles estão trabalhando com a ideia de adotar uma espécie de Cultivando Água Boa na região andina, onde estão às cabeceiras do rio Amazonas, no Peru e, principalmente, onde vivem comunidades sensíveis socialmente e com baixo índice de desenvolvimento humano.

 

O projeto está sendo apoiado pela cooperação Belga com fundos europeus no Peru e destina-se a apoiar o diálogo pelo uso dos recursos naturais, mananciais de água e desenvolvimento das comunidades com base no uso sustentável dos recursos existentes. A primeira ação está sendo conhecer experiências bem-sucedidas e estreitar o relacionamento com centros de excelência na área de desenvolvimento sustentável, territorial e produtivo com o foco no meio ambiente. “O Cultivando Água Boa se encaixa exatamente na nossa proposta. Queremos propor ações que respeitem a cultura local e envolvam a comunidade como membros parceiros e idealizadores de um trabalho que, com o passar do tempo, irá caminhar sozinho”.

 

Os visitantes manifestaram interesse para, a partir de 2013, avaliar e desenvolver programas de intercâmbio e de bolsas de estudos em ambos os países, tanto para técnicos, profissionais, gestores públicos, empreendedores e professores, fortalecendo as ações de cooperação internacional entre Brasil e Peru, a partir do apoio da BTC, com vistas para o desenvolvimento territorial e ênfase em empreendedorismo e desenvolvimento sustentável.

 

“Estamos impressionados com a forma de diálogo, estratégia de ação, estrutura e envolvimento da comunidade neste projeto. Sem dúvida, o Cultivando Água Boa é um dos melhores exemplos a serem seguidos”, pontuou o representante da CTB, Guy Gastadot.

 

Além da binacional, os representantes das entidades belga e peruana visitaram o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).

 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com