São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Práticas e Saberes Docentes foi tema da disciplina de especialização em Docência do Ensino Superior na UNIGUAÇU/FAESI  
  Publicado em 20 de Outubro de 2012  
       
 

 
 
 
Práticas e Saberes Docentes foi tema da disciplina de especialização em Docência do Ensino Superior na UNIGUAÇU/FAESI

O professor Dr. Orlando Mendes Fogaça Junior ministrou a disciplina de Práticas e Saberes Docentes aos especializandos de Docência do Ensino Superior da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI).

 

O objetivo foi tratar do processo ensino/aprendizagem que, segundo Orlando, não é tão simples como se imagina. “Os estudos científicos apresentam três grandes correntes desse processo: apriorismo, empirismo e o construtivismo”, cita o professor.

 

Ele alerta que é preciso mudar o processo de aprendizagem que hoje é aplicado no Brasil. “O processo de educação da atualidade está embasado no empirismo, ou seja, a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico mediada pelos sentidos”.

 

Precisamos, sugere Dr. Orlando, nos aproximar do processo de aprendizagem construtivista. “É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada”, explica Orlando.

 

 

 

AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)

Data: SMI – 18-10-12

Anexo foto do professor Orlando

Acesse www.faesi.com.br ou também www.facebook.com/UNIGUACUFAESI

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com