São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  CULTIVANDO ÁGUA BOA: Fortalecer os comitês gestores e finalizar o Corredor de Biodiversidade são desafios lançados na BP3  
  Publicado em 22 de Fevereiro de 2013  
       
 

 
 
 
CULTIVANDO ÁGUA BOA: Fortalecer os comitês gestores e finalizar o Corredor de Biodiversidade são desafios lançados na BP3

Municípios visitados estão dispostos a assumir “novos desafios”, em contrapartida querem o apoio técnico da equipe de Itaipu para elaboração de projetos nas mais variadas áreas

 

Ciliany Perdoná

 

Os municípios de Ramilândia, Matelândia, Guaíra, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Entre Rios do Oeste foram os primeiros a receberem em 2013 a comitiva da diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, que segue até o mês de março com as rodadas de diálogos em cada um dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).

 

Em Itaipulândia, o prefeito Miguel Bayerle garantiu apoio nas ações. “Vi esse programa nascer e hoje, tenho a honra de voltar a ser prefeito e continuar a parceria com Itaipu”

 

Nelton Friedrich: “Temos uma turbina a mais de vontade para trabalhar e contribuir para o desenvolvimento ordenado e sustentável dos municípios”

 

As metas traçadas para as reuniões individuais iniciadas no dia 6 de fevereiro envolvem a apresentação do andamento dos convênios firmados dentro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), bem como estabelecer novas parceiras e promover a integração entre as equipes dos governos municipais e a equipe da binacional. A estimativa é de que até o fim de março, os 29 municípios sejam visitados. “A receptividade está sendo muito positiva. A cada encontro percebemos que o CAB faz parte da vida das pessoas e que existe uma vontade coletiva de que novas ações sejam discutidas com a comunidade e implantadas, tendo como resultado a qualidade de vida das pessoas”, disse o gerente do Departamento de Integração Regional da Itaipu, Gilmar Secco.

 

O diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, ressaltou que “este é o momento de fazermos os ajustes necessários, aumentarmos nossa relação/parceira e, dentro das ações, vitaminarmos os comitês gestores para que consigamos envolver novos parceiros”. Dentro dos contextos trabalhados em cada reunião, Friedrich resumiu que a gestão participativa é o diferencial para grandes resultados. “Cada município tem sua necessidade e nós temos uma turbina a mais de vontade para trabalhar e contribuir para o desenvolvimento ordenado e sustentável dos municípios”.

 

Desafios

O fortalecimento dos comitês gestores municipais, a finalização do Corredor de Biodiversidade Santa Maria, o estímulo à construção de cisternas nos prédios públicos para o reaproveitamento da água das chuvas e o incremento quanto à produção e utilização das plantas medicinais foram alguns dos desafios lançados por Itaipu durante as reuniões de trabalho.

 

Por outro lado, alguns gestores municipais reivindicaram o apoio da binacional para que haja o melhor aproveitamento das bases náuticas, das praias artificiais, bem como o auxílio de equipe técnica para a elaboração de projetos.

 

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra, que pela primeira vez está à frente do governo municipal, avaliou as reuniões descentralizadas como uma “importante iniciativa da Itaipu”. “Somos parceiros da binacional e estamos dispostos a contribuir no que for possível”, disse ao assumir o compromisso de concluir a parte de reflorestamento do Corredor de Biodiversidade Santa Maria.

 

Em Guaíra, a questão indígena foi um dos principais assuntos abordados. A intenção é que se construa uma agenda comum de interesses que resulte em uma saída sem conflitos. O apoio para o projeto da Avenida Beira Rio, bem como a melhor utilização da base náutica com cursos profissionalizantes para os jovens, também foram temas abordados pelo prefeito Fabian Persi Vendrúsculo.

 

Em Itaipulândia o superintendente de Meio Ambiente, Jair Kotz e equipe foram recepcionados pelo prefeito Miguel Bayerle, secretários, vereadores e representantes de instituições. “Tenho muito orgulho do CAB. Vi esse programa nascer e hoje, tenho a honra de voltar a ser prefeito e continuar a parceria com Itaipu”, ressaltou Bayerle.

 

O prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden destacou que pretende inovar em sua gestão e uma das marcas será a sustentabilidade. “Estamos com muita vontade de fazer a diferença e vou cobrar resultados dos meus secretários. Temos uma Itaipu de exemplo em boas práticas e queremos aproveitar todo o conhecimento para que nossa cidade cresça como modelo em gestão pública, sendo efetivamente, uma cidade sustentável”.

 

Participação

As reuniões estão sendo acompanhadas pelos prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e representantes de entidades.

Em Guaíra, o deputado estadual Elton Welter participou da reunião e assegurou apoio com relação à articulação política necessária para que as ações aconteçam. “São projetos ousados, mas possíveis e serei parceiro sempre”, finalizou o deputado.

 

Na agenda

As próximas reuniões serão realizadas no dia 28 em Quatro Pontes e Nova Santa Rosa; dia 1º de março, São José das Palmeiras e Outro Verde do Oeste e no dia 8, em Medianeira e Céu Azul.

 

 

(((fotos)))

 

Foto – (Guaíra)

Prefeito Fabian ladeado pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich e o deputado estadual Elton Welter: “fortalecimento das parcerias”

 

Foto – (Itaipulândia)

 

Foto – (Jair)

Jair Kotz: “A gestão participativa é fundamental. Precisamos pensar os municípios de hoje e do futuro”

 

Foto – (Nelton)

 

Foto – (SMI)

Prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra: “Precisamos de assessoria técnica”

 

Foto – (Entre Rios)

Em Entre Rios do Oeste, o prefeito Jones Heiden convocou a equipe de governo para que faça a diferença e tenha a Itaipu como exemplo 

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com