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  Fundo Iguaçu e Infraero vão desenvolver projetos para nova pista do aeroporto de Foz do Iguaçu  
  Publicado em 3 de Abril de 2013  
       
 

 
 
 
Fundo Iguaçu e Infraero vão desenvolver projetos para nova pista do aeroporto de Foz do Iguaçu

O Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, entregará à Infraero nesta quinta-feira, 4 de abril, o projeto final do novo Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

 

Durante o evento de inauguração da nova sala de embarque e do novo estacionamento de veículos do aeroporto, o Fundo Iguaçu entregará também o decreto assinado pelo governador do Paraná, Beto Richa, considerando de utilidade pública a área necessária para a futura expansão do terminal.

 

 

 

Dando continuidade à parceria para transformar o aeroporto de Foz do Iguaçu em hub do Mercosul e países andinos, Fundo Iguaçu e Infraero assinarão um novo Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento dos projetos de construção de uma nova pista de pouso e decolagem.

 

A nova pista será paralela à atual e deverá ter 3 mil metros de extensão por 45 metros de largura, permitindo, futuramente, voos diretos, sem escala, para Estados Unidos, Europa e Caribe.

 

Participam do ato o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o prefeito Reni Pereira e representante do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, além dos superintendentes local e regional da Infraero e lideranças do setor turístico.

 

Antes do prazo

“Estamos entregando o novo Plano Diretor com 45 dias de antecedência em relação ao prazo estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica, assinado em maio do ano passado”, afirma Gilmar Piolla. Segundo ele, o plano prevê três horizontes de ampliação para o aeroporto: 2019, 2029 e 2039.

 

A primeira etapa compreende a construção de uma nova pista de pouso e decolagem e a ampliação do terminal para atender 4 milhões de passageiros/ano, com a instalação de pontes de embarque e desembarque móveis (fingers) e um novo acesso viário.

 

Plano Diretor

O Plano Diretor é composto de sete capítulos, acrescidos do relatório final e do relatório síntese e do anteprojeto do terminal de passageiros. Os capítulos incluem inventário da situação atual, projeção de demanda futura, estudo de alternativas viáveis, desenvolvimento e planejamento a partir da alternativa selecionada.

 

O Fundo Iguaçu entregará também à Infraero o anteprojeto com os estudos de ampliação do terminal de passageiros a partir dos três horizontes estabelecidos no novo Plano Diretor.

O relatório síntese, acompanhado do decreto de utilidade pública, deverá ser encaminhado para aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Cooperação

Pelo novo Acordo de Cooperação Técnica, o Fundo Iguaçu se compromete a entregar à Infraero, em 18 meses, os estudos técnicos, levantamentos topográficos, sondagens, projetos básicos e executivos para a construção do novo sistema de pistas do aeroporto.

 

“Estamos assumindo o compromisso de entregar, num prazo de 18 meses, os projetos da nova pista, para que as obras possam ser licitadas e iniciadas em 2015", explica Piolla. Ele diz ainda que os novos projetos serão financiados pelo Fundo Iguaçu , com o apoio da Itaipu Binacional, que deverá assumir os custos dos levantamentos topográficos da nova pista.

 

Os projetos devem levar em consideração os serviços de geometria horizontal e vertical, terraplenagem, pavimentação, drenagem pluvial, sinalização horizontal, sinalização de auxílios visuais, sinalização luminosa e balizamento, sinalização vertical, subestações e sistema elétrico. O investimento será de aproximadamente R$ 2 milhões.

 

Reforma e ampliação

A Infraero entrega nesta quinta-feira a primeira fase das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, com a inauguração da nova sala de embarque e um novo estacionamento.

 

Iniciadas em março de 2012, as obras devem ser concluídas até setembro deste ano. Elas incluem melhorias e ampliação das áreas de embarque e desembarque, que receberam piso e teto novos e terão capacidade aumentada para mais 260 passageiros; nova central térmica e central de energia; novo depósito; instalação de sinalização viária; e modernização da infraestrutura.

Outras melhorias previstas são o aumento do número de balcões de check-in, de 26 para 36, a substituição das duas esteiras de bagagem e a instalação de mais um equipamento semelhante, a troca das escadas rolantes e do elevador, a repaginação dos espaços comerciais e administrativos.

 

As empresas contratadas, que prestam serviços à Infraero, agora contam com um novo espaço. O prédio, já concluído, tem área construída de 750 metros quadrados. No total, o terminal de passageiros ganhará com a ampliação mais 10,3 mil metros quadrados, passando de 14 mil para 24,3 mil metros quadrados.

 

A via frontal de acesso ao terminal terá mais 1,7 mil metros quadrados de área coberta, totalizando 3,2 mil metros quadrado, enquanto a área pavimentada passará de 1,85 mil para 4 mil metros quadrados.

 

Em agosto, começa a ser executado o recapeamento da pista, paralelamente à ampliação do pátio de aeronaves, garantindo mais segurança às operações de pouso e decolagem.

 

 

SERVIÇO:

Data: 4 de abril de 2013

Hora: 16h30

Local: nova sala de embarque do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu

Assuntos: Inauguração da sala de embarque e do estacionamento de veículos; Apresentação da proposta final do novo Plano Diretor do Aeroporto; Apresentação da Declaração de Utilidade Pública da área necessária para a futura expansão do Aeroporto; Assinatura do novo Acordo de Cooperação Técnica entre o Fundo Iguaçu e a Infraero para elaboração dos projetos da nova pista de pouso e decolagem.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
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