A Coordenação do curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI) ofereceu aos estudantes aula de Badminton, um desporto individual ou de dupla, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e uma peteca (pena) ou volante.
Um dos instrutores, professor de Educação Física Alex Goulart, contou que a ideia foi transmitir noções básicas deste esporte, tanto para os estudantes de licenciatura quanto bacharelado. “É o segundo esporte mais praticado no mundo e não tínhamos até então o conhecimento desta modalidade aqui na região. É uma oportunidade dos estudantes trabalharem esse esporte nas escolas”, completou Alex.

Essa atividade faz parte da Semana Acadêmica do curso de Educação Física. “Uma semana diferente, ou seja, programamos atividades para o ano todo”, explicou o Coordenador, Gleison Ferreira. Ele disse que já foram realizadas aulas de Tênis de Campo e Dança de Salão. “Até o final do ano está agendada ainda aula de zumba e uma mostra de trabalhos pré-científicos”, completou Gleison.
Sobre a aula de Badminton, o Coordenador, citou que a ideia é impulsionar esse esporte para ser trabalhado pelos futuros professores tanto em sala de aula quanto em academias ou ainda em aulas particulares. “Precisamos sair um pouco dos esportes tradicionais como futebol, vôlei, handebol, etc”, destacou Gleison.
Os acadêmicos aprovaram a ideia. “Não conhecia esse esporte e achei muito interessante”, contou a aluna Andressa Fraga. O estudante Willian de Almeida achou também um esporte muito bom e que veio enriquecer o currículo. “Uma experiência nova e muito válida”, enfatizou Willian.
“O badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O court é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquete para bater o volante entre as duas partes por cima da rede. O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário - ação ofensiva - e impedir que o volante toque no seu próprio campo - ação defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipe que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo é dirigido por treze árbitros, sendo um o Árbitro Geral, um Árbitro Principal, um Árbitro de serviço e dez juiz de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares)” – Fonte www.wikipedia.com
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 19-08-13
Anexo fotos da aula.
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU