O auditório da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu(UNIGUAÇU/FAESI) foi o centro das atenções nos dias 16, 17 e 18 de outubro no III Simpósio de Ciências Contábeis do Extremo Oeste do Paraná, evento realizado pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade em Foz do Iguaçu(SINCOFOZ), Associação dos Contabilistas do Extremo Oeste do Paraná(ACOP) e UNIGUAÇU/FAESI.

Durante três dias, estudantes e profissionais da área tomaram conhecimento sobre o impacto tecnológico do SPED – processo de substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital – e as consequências da sua aplicabilidade técnica além das perspectivas do profissional da contabilidade no mercado de trabalho atual. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de ouvir a psicóloga Curitibana, Lígea Guerra, falar sobre o maior inimigo do crescimento pessoal e profissional.
“A ideia foi mostrar tudo aquilo que impacta de forma negativa na empresa que não traz ao profissional a Escrituração Contábil Digital”, disse Alexandre Guimarães Neves que tratou sobre o tema SPED.
O professor Laudelino Jochem, que apresentou as perspectivas do profissional de contabilidade, destacou que hoje o mercado de trabalho é o melhor possível. “Estamos vivendo um momento ímpar passando, efetivamente, da técnica para a ciência da contabilidade. O profissional que se atentar para isso terá sucesso na sua carreira”, completou Laudelino.
A Comissão Organizadora do evento se preocupou em trazer também para o Simpósio uma especialista em alertar sobre os desafios que impedem o crescimento da pessoa na sua vida profissional. Esse tema foi tratado com singular conhecimento pela Psicóloga Lígia Guerra. “Alertei os participantes acerca da necessidade de se atentar para alguns aspectos que demonstram quando se está adoecendo na sua carreira ou alguns bloqueios para desenvolver algo no seu dia-a-dia. Vamos tentar identificar isso para ajudar as pessoas”, salientou Lígia.

A Senhora Nita Buzanello, Diretora do Conselho Fiscal do SINCOFOZ, que representou o Presidente da Entidade, Ocivaldo Gobetti Morreira, destacou que o evento se consolida a cada ano devido aos diversos parceiros. “Uma grande parceria que resulta em conhecimentos para todos”, destacou Nita.
O Presidente da ACOP, Rui Dal’Oglio, salientou que o evento foi de fundamental importância para a classe contábil da região porque é preciso estar em constante atualização. “O Simpósio proporcionou isso”, lembrou Rui.

A Diretora Geral da UNIGUAÇU/FAESI, Andrea Stefânia Sereni Ghellere, parabenizou os organizadores e participantes do Simpósio pelo brilhantismo do evento. “A Instituição se sentiu honrada em ter sido sede de tão importante evento para a região e está sempre à disposição de parcerias que visam ampliar o conhecimento”, completou a diretora.

O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do PR(CRC-PR), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná(SESCAP), ALTERDATA Sofwtare e DOMÍNIO Sistemas.