Mesmo tratando-se de um feriado nacional respeitadíssimo em nosso país, principalmente por ser uma data consagrada aos “finados”, aos que já fizeram a sua passagem pelo nosso Planeta Terra, a bola rolou ontem, 02, pelo Campeonato Municipal – Taça AABB Empresarial de Futebol Suíço, promovido pela Liga de Esportes Amador de São Miguel do Iguaçu – Rádio Costa Oeste, com o apoio do Banco do Brasil.
“Nossa intenção era de não jogar neste dia, - mas como já estamos quase no final do ano, onde muitas pessoas viajam para curtir o seu período de férias e também devido às fortes chuvas dos últimos dias, onde rodadas já tiveram que serem adiadas, fomos obrigados a realizarmos mesmo sendo um dia especial no calendário dedicado a oração e a reflexão”, nos disse Marcos, presidente da AABB.

E com a bola rolando, foram realizados seis jogos nos dois campos, que é bom que se diga, estão impecáveis com a grama em ótimas condições. Não temos o resultado de todos os jogos, até por que – o último jogo, entre a equipe da Frigonzatti/Friella X Ipiranga “A”, devido à forte chuva que caiu por volta das 19h00, não pode ser realizado – estávamos assistindo DISAM/Casa Aliança X Ipiranga “B” e no finalzinho devido a chuva intensa que começou a cair, saímos rápido...
Neste jogo, entre DISAM/Casa Aliança e o Ipiranga “B”, foi o encontro entre a experiência do time do craque Alcindo e a juventude dos garotos do Balneário Ipiranga. O Alcindo, ele mesmo, o atleta profissional que já passou pelo Grêmio, Flamengo, fez parte da Seleção Brasileira e hoje é ídolo e referenciado em cada esquina do Japão, onde no auge de sua carreira fez história como atleta profissional.
Alcindo, que iniciou a sua trajetória vitoriosa jogando pelo time de Jardinópolis – hoje, Serranópolis do Iguaçu, escolheu São Miguel do Iguaçu para fixar residência e nos brincar com a sua presença em competições como essa. Amante do esporte, com a bola nos pés continua mostrando toda a sua habilidade e inspirando a nossa juventude com criatividade e simplicidade.
Com um belo gol em que pegou de voleio um cruzamento do garotinho bom de bola Espingarda, ajudou a sua equipe formada por empresários, advogados, engenheiros, arquitetos e Cia., a vencer o jogo pelo placar de 4x1 – aliás, com dois belos gols de Rodrigo.
A equipe jovem de Ipiranga, mesmo perdendo o jogo, fez bonito e o placar só não teve outro desfecho devido às boas intervenções do goleiro Alisson da equipe da DISAM que fez ótimas intervenções.

A equipe jovem do Balneário Ipiranga...
Na categoria Veteranos, assisti e participei jogando pela equipe Ipiranga, contra a equipe da TRANSMORGAN/Ramundi. Com o gramado impecável, a bola rolando fácil, o jogo começou equilibradíssimo – diríamos até com uma leve superioridade da equipe Ipiranga, que teria chegado e finalizado mais vezes ao gol boa parte do primeiro tempo.
Mas, por volta dos dez minutos, ainda no primeiro tempo, a equipe do Ipiranga foi visivelmente prejudicada por um lance onde o Árbitro da partida foi infeliz na sua decisão ao dar cartão vermelho ao atleta Geraldo. Neste lance ele praticamente selou o resultado da partida. Com deslocamentos rápidos, Geraldo era um dos melhores em campos que sempre se apresentava para receber o passe e armar as jogadas. Naquele momento, era o melhor atleta em campo.
Ao receber uma entrada por trás em que o Árbitro marcou acertadamente a falta, - se envolveu numa discussão com o atleta da equipe adversária. O Árbitro deu cartão amarelo para os dois. Geraldo reclamou, dizendo que não merecia o cartão amarelo – e estava do lado do Árbitro – e segurou o braço do mesmo, ponderando sobre o cartão. O Árbitro precipitadamente lhe deu o segundo amarelo e em seguida o vermelho decretando assim, - por sua livre e espontânea vontade o destino da partida, onde a equipe da TransMorgan venceu o jogo pelo placar de 5x2.
O fato positivo deste jogo foi o companheirismo e amizade dos atletas de ambas as equipes em campo. O fato negativo, sem dúvida foi à expulsão do atleta Geraldo, fato este que deve ser revisto pela Liga de Esportes. Geraldo, pode até ter errado em reclamar com o juiz pelo cartão amarelo, sim – o que é natural, pois o atleta está com a adrenalina em alta, pilhado querendo ganhar o jogo e se sentiu prejudicado.
Como eu estava participando do jogo, e estava a menos de um metro de distância de onde tudo aconteceu, - posso afirmar que o Árbitro se precipitou e com intenção ou não prejudicou sim, a nossa equipe.
Logo após a partida, conversando com o presidente da Liga de Esportes, Luiz Carlos Schneider, que estava presente e tomou ciência do que se passou, ele nos disse que deverá encaminhar a Comissão de Justiça da Liga de Esportes um parecer solicitando que essa expulsão seja revogada e que o atleta possa participar da próxima rodada.
Atitude que no meu ponto de vista é a mais sensata. Nada contra o trabalho dos nossos Árbitros, mas acredito que uma advertência mais enérgica teria resolvido o problema e ele não teria prejudicado acintosamente a nossa Equipe. E está certa a iniciativa do presidente da Liga de Esportes em querer rever esta questão, pois uma competição é feita de Equipes – assim como equipes são feitas de atletas – e o Geraldinho, como é carinhosamente chamado pelos seus companheiros, pelo menos neste lance, em momento algum quis desrespeitar quem quer que seja.
E mesmo por que, temos que reconhecer o esforço da Direção do Balneário Ipiranga, que mesmo a um custo de R$ 400,00 a inscrição da equipe – correu atrás e escreveu três equipes – uma na categoria veteranos e duas na categoria livre.

No próximo dia 05, terça feira, o Campeonato segue com mais três jogos:
Às 19h30, pela categoria Veteranos – Murback X Kipão/Mercado Panorama
Às 20h30, pela categoria Livre – Super Itaipu/Tintacor/Imobiliária Beluno X Ipiranga “A”
Às 21h30, ainda pela categoria Livre – Casarão Bebidas/Edson do Conselho X Frigonzatti/Friella.
Na quinta-feira, dia 07:
Às 19h30, pela categoria Veranos, Casarão Bebidas X Ipiranga
Às 20,30, pela categoria Livre, C.A.Colheitas/Vale Dourado/Mecânica Ponson X Ipiranga “B”.
Às 21h30, pela categoria Livre, TransMorgan/Raimundi X Disam/Casa Aliança.