“Legibilidade e fluência é uma forma de comunicação e o que escrevemos tem a necessidade de ser entendido”
Em reunião festiva realizada na última terça-feira, 26, o Rotary Clube de São Miguel do Iguaçu entregou a premiação dos vencedores do 28º Concurso de Caligrafia. Entre os participantes deste concurso, alunos das escolas públicas e particulares do município.
A premiação é feita por por séries, onde o 1º e o 2º colocado de cada série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, recebem um Cerficado de Honra ao Mérito e uma Medalha de Ouro ou de Prata.

Entre os presentes prestigiando essa solenidade, o presidente do Rotary Club, Cezar Augusto Schommer; a Secretária Municipal de Educação, professora Marli Possamai; professores e Diretores de Escolas e rotarianos que fazem parte deste Clube de Serviço.
Ao fazer uso da palavra, a professora (aposentada) Maria Anita Verona Marcon, lembrou que este concurso de Caligrafia nasceu em 1985, com a finalidade de valorizar o trabalho dos alunos em sala de aula, começando pela escrita. “É pela escrita que se expressa o pensamento correto”, disse ela.
No seu ponto de vista, a Educação se alicerça em três pontos básicos – Família, Escola e Sociedade. “A Educação começa na Família – a Escola ajuda a ampliar os conhecimentos, ensinando e impondo os limites que cada indivíduo deve ter na vida em Sociedade”, disse, ressaltando que: “a Educação é que determina a riqueza de um povo”.
Para a Secretária Municipal de Educação, professora Marli Possamai, todas as escolas do município participaram deste Concurso. “Esse é um trabalho que não só valoriza a escrita, mas ajuda em muito o trabalho dos nossos professores em sala de aula”, reconhece.
O radialista e apresentador Ademir José, Diretor de Relações Públicas do Rotary Club, na oportunidade, lembrou que todos os anos a Escola Ativa, sempre teve alunos entre os classificados deste concurso, que este ano contou com a participação de 2500 alunos de todo o município. E momentos antes de convidar a Coordenadora Pedagógica para fazer uso da palavra lembrou ainda que: “com relação ao ENEM deste ano, por exemplo, os alunos da Escola Ativa obtiveram o primeiro lugar em São Miguel do Iguaçu”, pontuou.
Para a professora Rosani, Coordenadora Pedagógica da Escola Ativa, “visando à qualidade do ensino - a escola tem procurado contratar os melhores profissionais da região e o resultado em sido gratificante para todos nós. Nossos alunos têm conseguido ótimos resultados em diversas Instituições Públicas como a Unioeste, Federal, entre outras”, disse ela.
“Com relação aeste concurso realizado pelo Rotary – temos se empenhado para que os nossos alunos tenham uma boa caligrafia”, parabenizando os Organizadores por essa iniciativa que visa incentivar e valorizar a escrita.

O presidente do Rotary Club, Cezar Augusto Schommer, lembrou que a Caligrafia é matéria obrigatória nos países desenvolvidos. “Legibilidade e fluência é uma forma de comunicação e o que escrevemos tem a necessidade de ser entendido”, ressaltou – agradecendo a importante participação de todos.
Confira os classificados:

Grupo 1 – 2º Lugar – Thalita Lainy Zoche (3º) – Colégio Ativa; 1º Lugar – Cristina Lopes (3º ano) – Escola Municipal do Campo Rainieri de Matia;

Grupo 2 – 2º lugar – Vanessa Ribeiro Cobalski (4º ano) – Escola Municipal Geraldo Caldani; 1º lugar – Maria Rita (4º ano) – Colégio Ativa

Grupo 3 – 2º Lugr – Ana Lucia de Almeida (7º ano) – Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza; 1º Lugar – Ana Julia Zanette (8º ano) – Colégio Ativa

Grupo 4 – 2º Lugar – Andressa Santana de Almeida (1ª Série do Ensino Médio) – Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II; 1º Lugar – Marilza Elisabete Hannig (3ª Série do Ensino Médio) – Colégio Estadual do Campo Coelho Neto