Como forma de atividade da disciplina de “Fundamentos teóricos e práticos de administração, supervisão e orientação educacional”, os estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI) foram orientados pela professora Vanessa de Oliveira a apresentarem um teatro sobre como deve ser a atuação do Pedagogo - profissional que responde pela supervisão e orientação na escola.
A professora sugeriu os temas de supervisão e orientação a serem trabalhados em grupos pelos acadêmicos. “Eles simularam uma determinada situação que pode acontecer nas escolas e deram um desfecho para ela”, citou a professora. A ideia do trabalho foi fazer com que os estudantes saibam atuar dentro da escola, não só como professores, mas também, como pedagogos. “Essa prática aumentou a aprendizagem dos alunos. Aliamos assim a teoria à prática”, completou Vanessa.

O grupo da estudante Camila Teodoro apresentou um teatro sobre a atuação do orientador e, segundo ela, essa dinâmica levou a vivenciar um pouco as diversas realidades que o pedagogo pode encontrar. “Vamos nos deparar com inúmeras situações em nossa vida profissional que vai exigir de nós atitudes e decisões acertadas. Por isso, simular essas situações nos oferecem instrumentos de como atuar sobre elas”, destacou Camila.
Já o grupo da acadêmica Luana Carbonera simulou uma situação em que exigia a atuação de um supervisor e, para ela, foi uma atividade diferente que levou a compreender um pouco melhor essa função. “Essa atividade não forneceu resposta para todas as situações que vamos encontrar como futuros pedagogos, mas apresentou noções de como agir”, completou Luana.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 22-04-14
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU