A V Jornada de Formação Continuada de Educadores do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI) reuniu, de 19 a 23 de maio, no auditório da Instituição, acadêmicos, professores e comunidade em geral para discutir os desafios da educação contemporânea. Para isso, diversos palestrantes foram convidados para tratar do tema. O evento procurou ainda valorizar a cultura local e regional com a apresentação de grupos artísticos de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena.
O professor doutorando e mestre, Franco Ezequiel Harlos, abordou o tema “Educações e vidas: diferenças e relações” com o objetivo de apresentar os desafios do professor na atualidade. “Abordamos o relacionamento professor e aluno, inclusão escolar de pessoas com deficiência, entre outros”, citou Franco. Ele destacou que se vive num tempo em que alunos e sociedade mudaram, mas a escola e os professores não acompanharam essa mudança.

Para trabalhar a “Arte circense na infância”, a comissão organizadora da jornada convidou um grupo intitulado “Troupe Luz da Lua”, que trabalha com técnicas de circo-teatro, projetos sociais em hospitais, casas lares e contraturno social.
A psicóloga Julise Dornelles Savalhia declinou sobre o tema “A clínica, a família e a escola no combate às dificuldades de aprendizagem”. Segundo Julise, a ideia foi olhar um pouco como as famílias se estruturam hoje e a influência disso na escola. “Apresentei os diversos tipos de modelos de famílias da atualidade e as dificuldades do pai e da mãe no processo de aprendizagem”, completou a psicóloga.
Foi dedicado um dia da semana da Jornada de Pedagogia para trabalhar sobre os jogos musicais na escola. Este tema foi tratado pela pedagoga Kátia Massignani Trovo, que destacou ser um instrumento pedagógico fantástico no processo de aprendizagem. “A música na escola oferece a oportunidade da interação entre os alunos e trabalha diversos aspectos cognitivos como atenção e concentração, por exemplo”, salientou Kátia.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 26-05-14
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU