A convite do nosso amigo Henry Herzog, desportista e técnico da Zanette Ludeke Futsal, estive ontem no Ginásio de Esportes Walter Marcon, acompanhando o início dos preparativos para 2018.
“Na verdade, estou reunindo a garotada hoje, mais para gravar um comercial com o pessoal da Unimed que estão nos ajudando com o patrocínio dos uniformes. Em seguida, vamos voltar com todo o trabalho de preparação, tendo em vista que a nossa intenção é participar das principais competições a nível local, regional e, se possível a nível estadual também, praticamente em todas as categorias de base”, explica Henry.
Por tratar-se de um período considerado de férias, vários atletas não estavam presentes por estarem viajando com os seus pais. Durante o período que lá estive, pude observar o fascínio que o esporte exerce sobre a garotada.
Só de estarem ali, trocando passes, correndo e se exercitando com os demais companheiros era nítida a alegria, o brilho no olhar dessa garotada. Uma demonstração clara da importância de atividades com esse perfil, como complemento do currículo escolar.
Uma espécie de laboratório onde ocorrem experiências inteligentes e reflexivas. O esforço para dominar a bola e mantê-la no ar sem deixá-la cair, o aquecimento em grupo tudo feito com prazer e alegria, gera um clima de socialização e afeição, que por sua vez gera ordem, disciplina, motivação e criatividade.
Uma atividade fundamental no auxílio do próprio aprendizado na grade curricular escolar, tendo em vista que proporciona um desenvolvimento integrado das potencialidades e habilidades dessas crianças. Um trabalho de interesse coletivo, que no meu ponto de vista deveria ser muito mais valorizado pelo próprio setor esportivo/cultural/educacional, pois se trata de saúde física e mental.
Como seria ótimo se pudéssemos ver proliferar iniciativas assim por todos os bairros e comunidades, onde as nossas crianças desde cedo pudessem vivenciar na prática o desejo de compreender e a alegria de conhecer algo mais que a leve mais próxima dos seus objetivos.

Segundo Henry, a realização desse trabalho conta com o apoio de diversas empresas, entre elas, o Super Mercado Itaipu, Prefeitura, Unimed, Hospital Madre de Dio e Zanette Ludeke.