Banner dengue maio

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Trabalho e Emprego: Pig Data discute o avanço da tecnologia e o conceito de indústria 4.0
  Data/Hora: 11.out.2019 - 10h 27 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Qualificação profissional continua como parte da evolução tecnológica e modernização dos cenários produtivos

 

Da Assessoria - Quando o assunto é a tecnologia e seus avanços substituindo, ou, tomando os postos de trabalho das pessoas, a discussão se torna delicada. O tema entrou nos questionamentos do público presente ao painel Indústria 4.0 nesta quinta-feira (10), no Pig Data Convenção do Ecossistema de Inovação, que ocorre até esta sexta-feira (11), no Biopark em Toledo.

 

“É uma mudança grande e os robôs vem para melhorar o trabalho. Precisamos produzir mais com menos”, pondera Paulo Ricardo Braga da Prati Donaduzzi e Indústria 4.0 Brasil, um dos debatedores no painel. “Nós vemos uma forte mudança na empregabilidade. Todos convergem que, muitos trabalhos vão acabar e serão feitos por máquinas. As pessoas precisam ser qualificadas, frisa Jorge Augusto Pessatto Mondadori do Senai Londrina. Já Renato Guerreiro, coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark, opina que, na realidade, alguns trabalhos as pessoas já não querem mais fazer.

 

 

A palestra ‘Oportunidades da Indústria 4.0”, com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Ponta Grossa, Marcelo Vasconcelos de Carvalho, chamou a atenção para o processo de evolução em tecnologia e inovação, “Hoje todo mundo tem sistema cyberfísico no celular. Ou seja, conseguimos influenciar o mundo físico, e tomar decisões, por exemplo”, ressalta.

 

Para Vasconcelos “estaremos na indústria 4.0 a hora que estivermos com o gêmeo digital implantado, ou seja, quando há análise dos produtos em tempo real e simultaneamente”.

 

Algumas dificuldades ainda são enfrentadas conforme Marcelo de Carvalho. “Temos uma grande geração de dados mas devemos saber como interagir com eles”, destaca.

 

Encerramento

A pauta desta sexta-feira encerra o Pig Data, um dos maiores evento de tecnologia e inovação da região Oeste do Paraná. Cursos de robótica com Arduino e curso ChatBot, o painel Inovação Agro e a premiação do Festival Cosplay estão na programação do último dia, assim como a palestra ‘Agricultura Digital, com o professor Claudio Leones Bazzi. Além disso há desafio de drones  mentorias.

A programação completa para esta sexta-feira pode ser conferida no site do evento em www.pigdata.com.br

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Lúcia Helena
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner Einstein