Banner maio 25

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Ex-prefeito Albino Bissolotti morre após acidente na PR-497
  Data/Hora: 22.fev.2022 - 11h 34 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Rádio Jornal São Miguel - Morreu na manhã desta terça-feira (22/02) aos 78 anos ex-prefeito de São Miguel do Iguaçu, Albino Bissolotti, vítima de acidente na PR-497. Bissolotti teria sofrido um mal súbito, vindo a sair a sair da pista e colidir o veículo.

 

Ele foi socorrido no local pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Pronto Atendimento. A equipe médica tentou reanima-lo, porém sem sucesso.

 

A causa da morte será apurada. O corpo deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos.

 

TRAJETÓRIA

Ele nasceu em Joaçaba (SC) filho de Adelino Pedro Bissolotti e Letícia Benelli. Sempre na frente de seu tempo, aos 14 anos, em São Lourenço (SC) foi destaque da empresa J Conti vendendo rádios Semp e máquinas de costura Elgin. Veio para o Paraná com os pais e 4 irmãos Angelo, Elda, Dilie e Nelson em 1960, residiu em Medianeira por 9 anos trabalhou no mercado de Máximo Fioreze, representante da Frimesa na região de Cascavel e à pedido do então prefeito de Medianeira Angelo Darolt foi responsável em conduzir a equipe para construção da estrada ligando Medianeira a Missal. Mudou-se para Aurora do Iguaçu (distrito de São Miguel do Iguaçu), em 1969. Não tardou em ocupar a presidência do Clube Esperança e desponta como líder, sendo eleito vereador pela ARENA, ocupando o cargo de presidente do Legislativo. E foi como presidente da Câmara que veio a surpresa, assumir interinamente o cargo de prefeito em 13 de maio de 1974 a 14 de agosto do mesmo ano, no lugar de Ferdinando Felice Pagot que se candidatara a deputado Estadual. Continuou prefeito nomeado por decreto do governo do Paraná, escolhido dentre uma lista tríplice de postulantes, permanecendo até 1983. Sua vida politica estava traçada, assim que o município foi extinto da Área de Segurança Nacional foi eleito prefeito gestão 1988-1992. Ao completar o mandato continuou na política, candidatou-se a deputado Estadual pelo PFL e foi eleito mais uma vez vereador.

 

Dentre o que pode realizar como prefeito do município, com parcerias, aponta o Balneário Ipiranga, Parque de Exposições Benevenuto Verona, instalação da Comarca e construção do Fórum, Túnel de travessia da BR-277, Parque Industrial, Praças da Matriz e Henrique Ghellere, entre outras tantas obras de infraestrutura, sem esquecer da saúde, educação ,cultura e esporte.  Ao pensar em ter cumprido sua missão pública, veio mais um desafio concorrer a vice-prefeito em 2016, dobradinha com Claudio Dutra a prefeito. Hoje como vice se coloca à disposição da comunidade, luta pelo bem comum. A atual gestão administrativa Dutra x Bissolotti converge esforços para modernizar o Parque de Exposições Benevenuto Verona com verba repassada pelo Ministro da Agricultura Blairo Maggi intermediada pelo deputado Federal Dilceu Sperafico com contrapartida da Prefeitura; O Balneário Ipiranga sendo todo remodelado com designação de verba da Itaipu, além da revitalização do Ginásio de Esportes Valter Marcon e Praça Henrique Ghellere.

 

Na comunidade ele sempre foi ativo, presidiu o Clube Panorama, sócio fundador do Lions Clube, fundador da Sociedade Pestalozzi, Patrão do CTG Querência Amada; à nível regional foi presidente da AMOP e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, dentre outras tantas dedicações para o bem dos sãomiguilenses e oestinos.

 

Casado com Noeli Terezinha Scherer filha de Helmiro Scherer e Helfrida Krüger, família pioneira do município-seu pai foi vereador por duas legislaturas. Ela sempre esteve ao lado de Albino como incentivadora, apoiadora nas ações sociais de voluntariado – presidiu o PROVOPAR- tudo sem renumeração. Na vida privada o casal conduziu a Rádio Jornal por 25 anos, da qual Tere como é mais conhecida esteve na direção da emissora, a Pousada das Águas por 17 anos – hoje locada. Moram na mesma casa há 42 anos, com todo conforto, mas sem ostentação, onde recepcionam amigos e em especial os filhos genro, noras, netos. A filha Gelci casada com Amarildo dos Santos mora em Balsas (MA), filho Gerson casado com Jocimara Ferreira de Souza reside em Ramilândia (PR), filho Fábio casado com Vanessa Mariano em Canoas (RS). São 8 netos para a alegria dos avós Angélica, Andressa, Gabriel, Andrey, Jeferson, Anderson, Felipe e João Vitor.  Albino e Tere estão ansiosos na espera do bisneto Arthur em setembro.

 

Enquanto conversávamos num espaço rodeado de verde, entre múltiplas rosas do deserto e peças da memória da vida do casal, se ouvia o canto de pássaros para encantar ainda mais o registro desse resgate histórico. 

 

Rádio Jornal São Miguel
Com informações de Revista Mosaico

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena