Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Meio Ambiente, está elaborando o Plano Municipal de Arborização Urbana.
O objetivo é definir as diretrizes de planejamento, implantação e manejo da arborização urbana no município; promover a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano e qualidade de vida; implantar e manter a arborização urbana visando à melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; integrar e envolver a população, visando à manutenção e a preservação da arborização urbana.
O primeiro passo da elaboração do Plano está sendo o levantamento de informações quanto ao histórico de arborização no município. A fonte dessas informações é a Biblioteca Pública Municipal na busca de registro histórico da cidade e entrevista com pioneiros.
Outra fonte de informação é a coleta em campo onde a equipe está realizando a medição de todas as árvores do passeio público da cidade. Os técnicos medem o Dap (diâmetro na altura do peito), classificam a espécie, estimam a altura e as condições da árvore. Detectam também se a árvore é sadia ou se tem alguma doença que possa condená-la.
Outro aspecto importante na elaboração do plano é a participação da população através de um questionário que pode ser respondido de maneira online, no link https://forms.gle/Y1PU3cL4edWUiB2NA, ou no QR code que está na imagem da matéria.
Concluindo a avaliação das árvores, incluindo o georreferenciamento, será feita a definição de critérios para definir quais as espécies adequadas e também os melhores locais para o plantio de árvores no município.
O diagnóstico da arborização de vias públicas visa conhecer o patrimônio arbóreo, identificar as espécies que compõem a arborização (bairros ou regiões da cidade), localizar áreas para novos plantios, verificar quais práticas de manutenção são necessárias, definir as prioridades nas intervenções, definir as políticas de administração, com o estabelecimento de previsões orçamentárias.
