Dá Redação, com informações e fotos da Assessoria - Que bacana...! Que bom ver a comunidade reunida em torno dos costumes e brincadeiras que as comemorações de São João revivem, unindo as pessoas através das danças, melodias e as tradicionais roupas típicas vindo do campo.
Seria importantíssimo que os festejos de São João, assim como acontece no Nordeste, hoje – fosse levado muito mais a sério em todos os Estados da Federação – uma alegria que favorece a união das pessoas e a alegria comunitária, importantíssimo fator de integração.
Numa civilização como a nossa onde predomina o Cristianismo, sempre é bom lembrar que a referência histórica a São João Batista no dia 24 de junho (cuja festa pode ser comemorada no dia ou no próximo domingo) vem dos primeiros séculos, onde os povos antigos do hemisfério norte, já faziam festas ao redor do fogo.
“Como era a noite mais quente e curta do ano, esperavam o sol nascer com cânticos e dança”, celebrando a festa. Um olhar na história nos mostra que para “os cristãos, a fogueira se tornou símbolo de João Batista, a quem o evangelho chama de “lâmpada que, arde e ilumina” (Jo 5, 35). Como fogueira que antecipa a aurora, João Batista nos prepara para acolher a verdadeira luz, Jesus Cristo”.
Outro fato importante com respeito ao São João, é que – “geralmente, a igreja celebra a memória dos santos no dia de sua morte. Além de Maria, mãe de Jesus, são João Batista é o único santo do qual celebramos o nascimento”. Esse fato pode ser constatado no evangelho de Lucas, em que diz “por seu nascimento muitos se alegrarão. Esta alegria é sinal da presença divina no meio de nós”.
Que venha mais e mais Arraias como este, que essa festa de harmonia e paz, seja incorporado de vez no calendário cultural do nosso país de norte a sul. Importantíssimo que as Escolas, Associações e Clubes, com meses de antecedência levassem para as suas quadras a nossa juventude para organizar as danças de quadrilhas a exaustão para que as apresentações - que poderiam ser premiadas por uma ótima premiação – pudessem se apresentar com um nível super elevado.
Afinal, “mesmo para uma sociedade como a nossa, laica e plural”, a figura de João Batista pode nos indicar sim, um novo rumo de justiça e paz.
Parabéns aos Organizadores deste 2º Arraiá Junino realizado pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, foi simplesmente um sucesso de público e de atrações que fizeram a alegria de toda a comunidade nos dias 30 junho e 01 julho, no calçadão ao lado da prefeitura.
Comidas e bebidas típicas, escolha do Sinhô e Sinhá Infantil e da Terceira Idade, brinquedos e música boa trouxeram muita diversão para as milhares de pessoas que compareceram na festa.
A escolha do sinhô e sinhá foi uma atração à parte. Os oito casais candidatos infantis e os três da ‘Melhor Idade’ fizeram um lindo desfile para a comunidade e mobilizaram mais de 26 mil votos online, no site da prefeitura.
No final, foram eleitos Sinhô e Sinhá Infantil Helena dos Santos Siviero e José Luiz Welter Machado, do CMEI Olímpia Pizzolo, com 3.595 votos, e Celestina Back e Valdemar da Rocha Fogaça, do Clube Antônio Baioto, da São Jorge, como Sinhô e Sinhá Infantil e da Terceira Idade, com 4.686 votos. A votação de cada casal está disponível no site da prefeitura, nos mesmos endereços da votação.
As apresentações também levaram o público ao delírio e mostraram diversos talentos da comunidade. O departamento de Cultura, com a ginástica rítmica e o balé, e as escolas e CMEI’s com diversas apresentações culturais, trouxeram toda a criatividade de seus alunos, professores e diretores.
As comidas, bebidas típicas e os brinquedos ficaram por conta das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) onde todo o lucro ficou para essas instituições. “Todo o lucro será revertido em benefício da escola para as nossas crianças e os profissionais que lá atuam”, disse a diretora da Escola Municipal Pequeno Príncipe, Sabrina Galvan Salvalággio.
O mesmo sentimento foi da professora Sidiney Cardoso, da Escola Henrique Ghellere. “É uma satisfação participar desse evento que está muito lindo e vai contribuir muito para a escola. Muito obrigado pela participação de todos”, destacou.
A comunidade aprovou o evento e gostou de tudo o que foi apresentado. “Os organizadores estão de parabéns porque o arraiá tá muito gostoso e vim com toda a família participar do evento nos dois dias”, festejou Juliane Bruneli Lima.
O prefeito Boaventura Motta, parabenizou todos os envolvidos no evento, que superou as expectativas. “Uma bonita festa e meus parabéns para todos que se empenharam para trazer alegria para nossa comunidade”, completou Motta.
Para o vice-prefeito, Claudio Rodrigues, foram dois dias maravilhosos porque contou com a participação maciça das famílias de São Miguel. “Nossas expectativas foram atingidas porque as famílias vieram em grande número, nossas escolas foram participativas, o comércio se envolveu, enfim, uma festa linda”, enfatizou.
A Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI) envolveu o comércio do município no arraiá. As lojas auxiliaram no apoio aos candidatos de Sinhá e Sinhô Infantil e da Terceira Idade. “Agradeço aos empresários pela participação e parabenizo a todos pela brilhante festa”, destacou o presidente da Acismi, Jolmir Raimundi.
O Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adaltro de Góes, comemorou o resultado do evento com o anúncio do 3º Arraiá. “Já está na agenda para 2024 e pretendemos fazer maior ainda”, informou.

* Veja as fotos do evento na fanpage da prefeitura no facebook.



