Banner aniversário do município

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Projeto desenvolvido na Escola Municipal Osório é finalista do Programa Agrinho
  Data/Hora: 16.out.2023 - 15h 55 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O projeto “Sustentabilidade… Ah, se essa moda pega”, desenvolvido na Escola Municipal Osório, em São Miguel do Iguaçu, é finalista do Programa Agrinho 2023.

 

Um total de 332 projetos de todo o estado participou da primeira etapa, e apenas 30 foram selecionados para a final, incluindo o de São Miguel do Iguaçu. Os três melhores serão premiados com automóveis 0 km no dia 30 de outubro, em Curitiba.

 

O projeto foi idealizado pela professora Ayzita Sbardella e desenvolvido com 20 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental. “Ele nasceu a partir da apresentação e leitura da reportagem ‘Lixo do mundo: o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama’”, conta a professora.

 

Essa reportagem despertou várias reflexões sobre os comportamentos e atitudes dos seres humanos e suas consequências para o meio ambiente. “A proposta foi dada aos estudantes de realizar estudos e atividades que possam ajudar a refletir sobre as ações e como podemos mudá-las para ter um mundo melhor”, completou Ayzita.

 

Após a realização da parte teórica do projeto que compreendeu leitura, pesquisa e produção, rodas de conversas e reflexões, os estudantes foram para a parte prática. “Conheceram uma propriedade de um apicultor que contou sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e nossa vida, produziram materiais para substituir o plástico, brinquedos com bolas de meia, panos encerados para envolver alimentos, brinquedos de madeiras, produção de hortaliças, bolsas ecológicas”, disse a professora.

 

Uma ação que foi replicada na comunidade foi o varal solidário. “Foi arrecadado roupas e calçados e montado um varal fora das dependências da escola e as roupas doadas para os necessitados da comunidade”, explicou Ayzita. “Temos exemplos de pessoas que até hoje realizam esse varal solidário”, completou.

 

A secretária de Educação, Solange Motta, parabenizou a professora e os estudantes pela atitude e fica na torcida para que o projeto seja premiado. “Ter sido escolhido para ir à final já é uma vitória”, destacou.

 

O programa Agrinho consiste em um conjunto de ações de Educação e Promoção Social, destinado a todos aqueles que atuam na educação e na comunidade em geral, e é uma realização do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com o Estado.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena
Banner Mirante
Banner emprego
Banner Einstein