Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar no 10 de maio, sábado, o ‘Dia D’ de mobilização nacional, referente a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que iniciou no dia 01 de abril em todo o Paraná e vai seguir ao longo do ano de 2025.
Neste dia de mobilização estarão abertas oito Unidades Básicas de Saúde do município, realizando vacinação contra influenza e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O horário de atendimento será das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
A vacinação contra influenza está disponível somente para os grupos prioritários, tendo como meta uma cobertura de 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza, sendo eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestante; idosos com idade a partir de 60 anos.
Também terão direito a vacina os demais grupos (especiais) como puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de ruas; trabalhador da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, trabalhadores de limpeza pública no paraná e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. (É necessário apresentar comprovação no ato da vacinação)
‘Orientamos aos grupos prioritários a procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima munidos da caderneta de vacinação, cartão do SUS e para os demais grupos prioritários é indispensável a apresentação de documento que comprove ser grupo especial’, relatou a secretária municipal de Saúde, Adriana da Silva Motta.
Nesse dia as equipes de saúde também estarão realizando a última pesagem da 1ª vigência do bolsa família para aquelas pessoas que ainda não realizaram.
Unidades que terão atendimento no ‘Dia D’:
Perímetro urbano:
ESF Gaúcha;
Panorama (ESF Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio),
Novo Mundo (ESF Lúcia Barp da Costa e Santa Catarina);
Central (ESF Rosa Rosanelli Boles);
Paraguaçu (ESF Rita de Cássia Albônico).
Interior:
ESF São Jorge;
ESF Bruno Alfredo Boufleuer (Santa Rosa do Ocoí);
ESF Aurora do Iguaçu.