Da Assessoria - O Conselho Municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu realizou na manhã de quinta-feira, 24, na sala de reuniões do Paço Municipal Abel Bez Batti, a posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
O conselho é formado por 24 membros, entre titulares e suplentes, que foram eleitos na 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada no último mês de junho. Elas assumem pelo período de 03 anos e não são remuneradas, ou seja, o trabalho é voluntário.
Entre as ações do conselho está em cooperar com os órgãos governamentais e não governamentais na elaboração e no acompanhamento de programas que visem a ampliação da participação política pública da mulher, especialmente nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, trabalho e organização comunitária. “Parabenizo e agradeço as conselheiras que estavam à frente do conselho até então e faço votos de que a nova diretoria continue com esse trabalho muito importante”, destacou a secretária de Assistência Social, Lenir da Silva Motta.
Na oportunidade foi eleita Daniela de Mari Vitoski, como presidente, e Graciela dos Santos Scheunemann como vice. “Aceitei esse desfio porque a mulher tem o papel de fazer a mudança, o acontecer e de colocar o empoderamento feminino na sociedade ”, disse Daniela.
A Sra. Regina Mallmann, integrante do CMDM, citou que o conselho foi reativado nesta gestão e foi um passo muito importante para ajudar a comunidade. “Sou grata por participar da gestão e agradeço todas as conselheiras que deram sua contribuição”, relatou.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Juliane Dandolini, lembrou que foi realizado um resgate do conselho que estava desativado. “Tivemos dificuldades no início, mas com a união e a força de todas superamos os desafios e hoje o conselho é uma referência para São Miguel do Iguaçu”, contou.
O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, lembrou que o conselho é um passo importante para as mulheres e para o Governo Municipal. “Momento de inclusão porque todas as mulheres têm voz e vez nele. Parabéns a todas que fazem esse conselho ser uma diferença na sociedade”, completou.
Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que foram empossados são:
Conselheiras governamentais:
Secretaria de Assistência Social:
Titular: Gabriela David Palmonari
Suplente: Aparecida Caradore
Secretaria de Cultura e esporte / Finanças:
Titular: Marlei Scussel Farias
Suplente: Rosa Maria Seiffert Birkhan
Secretaria de Educação:
Titular: Mara Solange Tiemanm
Suplente: Angélica Lazzeris
Secretaria de Saúde:
Titular: Fernanda Moreira Prestes
Suplente: Adriana Motta
Secretaria de Administração:
Titular: Cibele Rosa Gasparelo
Suplente: Rosane Aparecida de Moraes
Secretaria de Desenvolvimento Econômico:
Titular: Rose Mary Palavro Corso
Suplente: Lenir Salete Moro Lumertz
Conselheiros Não Governamentais:
Acismi:
Titular: Graciela dos Santos Scheunemann Alamini
Suplente: Natália Ghellere Garcia Miranda
Cresol:
Titular: Daniela de Mari Vitoski
Suplente: Veridiana Samara Horn
Sicredi:
Titular: Bruna Apª de Souza Bortolini
Suplente: Raquel Katiusi Diesel Zanotelli
Lions Clube:
Titular: Rosane Sartori Novak
Suplente: Melânia Zanette Rigotti
Rotary Clube:
Titular: Ana Laurha Romanha
Suplente: Maria Madalena Leite Bandeira
Sindicato Rural Patornal/Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Titular: Vera Bernadete Meinerz
Suplente: Soeli Perico Fontanive