Da redação – com informações da Assessoria de Comunicação – Um super evento. Realmente, “uma noite especial onde todos que compareceram no ginásio de esporte Walter Marcon, puderam ver a beleza da ginástica rítmica, uma modalidade que ao combinar movimentos de balé, dança e ginástica com a manipulação de aparelhos (bola, arco, fita e maças), tudo em harmonia com a música e dentro do tempo da música, encanta e faz o público prender a respiração”.
Um espetáculo à parte que exige flexibilidade, agilidade, coordenação motora e consciência corporal. Surgiu na Rússia e foi reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) na década de 1960, tornando-se olímpica em 1984.

Nota 10 com louvor ao Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Cultura e Esporte. Assisti a abertura no dia 15 e confesso que voltei para casa, revitalizado. Difícil descrever essa alegria, essa energia que um espetáculo dessa magnitude nos passa. O Ginásio não estava lotado como deveria estar, como um espetáculo desta grandeza merece – mas, era visível no olhar, na expressão facial dos familiares e das autoridades presentes que, quem não veio perdeu de ver o que é a vida em movimento com harmonia e coordenação na busca da superação dos nossos limites.
Vale lembrar que a ginástica rítmica em São Miguel do Iguaçu, iniciou em abril de 2022. Um projeto oferecido pelo Governo Municipal de forma gratuita, que atende meninas a partir de 06 anos de idade, hoje, com mais de 70 atletas. Está realizando um trabalho de aprimoramento das técnicas, trabalhando o ritmo e leveza. E para demonstrar a evolução do trabalho, além de compartilhar experiências com projetos da região, foram realizados os dois eventos.
O Festival de Ginástica Rítmica – Reino de Luz reuniu as ginastas de São Miguel do Iguaçu e da Associação de Ginástica Toledana – AGITO, que realizaram diversas apresentações destacando o encanto dessa modalidade que mistura o esporte e a cultura.
A professora Chirle Teixeira da Silva, responsável técnica pelas atletas de São Miguel do Iguaçu, comentou com muita emoção o momento vivido pela GR.
“Hoje é um dia muito especial acompanhar o crescimento dessas meninas dentro da modalidade, pois a cada dia vemos uma estrela brilhar ainda mais forte. Elas já chegam até nós como pequenas estrelas e com dedicação, treino e ensaios vamos lapidando esse talento. O resultado é um brilho que cresce a cada aula, a cada apresentação, enchendo de orgulho todos nós. Todos poderão ver e se encantar com o talento e a dedicação dessas jovens atletas”, exaltou.
O coordenador técnico do projeto AGITO, Reinaldo Bento Solange Paludo, celebrou a participação no evento. “Estamos muito felizes em participar deste evento em São Miguel do Iguaçu. Desejamos que o projeto aqui cresça, dê frutos e se torne tão sólido quanto o nosso em Toledo. As portas estão abertas para o intercâmbio entre cidades, porque, no fim, quem ganha são as crianças, as famílias e a ginástica”, festejou.
Já a Copa Regional do Iguaçu reuniu escola de São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Medianeira em uma competição cheia de magia e emoção.
“Lívia Fiorini Manera, de 10 anos, atleta de São Miguel do Iguaçu comentou “O evento estava muito legal, e participar foi muito especial, fiquei muito ansiosa e nervosa, mas depois passou e vi que deu tudo certo, eu gosto de participar e fazer ginastica, é muito bom”.
“Muito legal este evento, alegre animado, adorei me apresentar, na hora da um nervoso, mas vou acompanhando a música e no final estou muito feliz”, destacou Isabela Braga de Sousa, 10 anos, atleta de Foz do Iguaçu.
“A ginástica rítmica tem crescido e se destacado a cada ano em São Miguel do Iguaçu, sendo motivo de orgulho para todos nós”, destacou a presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini.
“Esse projeto, iniciado na gestão do Senhor Motta, hoje segue recebendo apoio e incentivo. Parabenizo os pais pelo incentivo dado aos filhos e filhas, e agradeço à professora Chirle pela dedicação, assim como à Secretaria de Cultura e Esporte pelo apoio constante”, relatou.
No olhar de admiração dos pais, amigos e familiares o que se via era um misto de alegria e felicidade em verem os resultados alcançados por esses jovens talentos que estão apenas começando.
Me dizia a Professora Chirle, “Estou feliz. O que me incentiva a continuar é essa alegria, essa expressão de felicidade no rosto de cada pai que está aí, encantado com a apresentação dos seus filhos”.
Falar do espetáculo em si – “Reino de Luz” – não é fácil, tendo em vista que a vibração, o sentimento extraído de uma apresentação como essa, onde envolve música e dança, ou seja, harmonia e movimentos sincronizados e harmonizados com o movimento do corpo humano, essa maravilha, o maior presente que essa Inteligência Amorosa que A chamamos de Deus, nos deu, é muito própria, é muito individual.
Uma noite de celebração ao Esporte e a Cultura. Muito bem lembrado pelo apresentador – “sejam figuras reais como Meghan Markle, uma princesa negra que casou com a realeza, o príncipe Tcharles ou princesas das fictícias modernizadas, como Moana ou Merida, ou mesmo mulheres que carregam simbolicamente essa aura de resistência e elegância – emitem uma luz singular na luta cotidiana”.
Que venham mais e mais “Reinos de Luz”, mostrando as nossas jovens Meninas que elas representam a “fusão entre tradição e revolução. Mostrando que é possível ser forte sem abdicar da delicadeza, e romper barreiras sem perder a conexão com suas raízes”.
Para abrilhantar e fechar com chave de ouro a abertura deste Festival Reino de Luz, a Associação de Ginástica Toledana – Agito, se fez presente com todo um trabalho iniciado na década de 90, com uma trajetória de trabalho, conquistas, vitórias e muito sucesso. Apresentando e solidificando a cidade de Toledo como referência nessa modalidade em nível estadual, nacional e internacional.
Realmente: Quem teve a oportunidade de assistir esse espetáculo, pode ver com os seus próprios olhos que – “o corpo fala, a arte se move, e a Educação ganha vida através do Esporte”. Um projeto que une Educação, Arte e Esporte como pilares para formar cidadãos conscientes, criativos e resilientes.”
Foi lindo ver as Meninas de São Miguel, sentadinhas, focadas e maravilhadas com as apresentações das Meninas da Ginástica Rítmica de Toledo - O Agito – absorvendo, comparando e se inspirando do dia a dia dessa beleza, da nossa arte. Um agradecimento especial a Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e a AGITO.

Não pude acompanhar as competições da Copa Regional de Ginástica Rítmica no dia 16, mas ao visualizar o comentário de um pai embaixo de uma foto enviada a milha filha e divulgada nas redes sociais, onde as meninas recebem as medalhas com emoção, com lágrimas nos olhos, demonstrando ao vivo e a cores o valor o significado de uma competição como essa em suas vidas, me obrigou a fazer essa matéria.
