Bastante prestigiada a cerimônia de inauguração do novo Pronto Atendimento 24 horas, realizada ontem, 27, junto ao Hospital Mãe de Deus. A pesar de por enquanto ser apenas um Pronto Atendimento e não o hospital que todos anseiam ver reaberto em nossa cidade – pode-se dizer que já tivemos um avanço significativo nesta área.
O Pronto atendimento com amplas e modernas instalações, área de espera climatizada, consultórios, sala de Raio-X, leitos para recuperação e observação e amplo espaço para as atividades funcionais, segundo o próprio Wagner Mattos, Diretor proprietário da Instituição Mãe de Deus, representa apenas 10% de toda a estrutura. No total serão mais de 22 mil metros de área construída, 360 leitos e 40 UTIS.
“Em seguida, numa segunda etapa, estaremos disponibilizando cerca de oitenta leitos, entre os quais cinco UTI adultas e cinco neonatais e um moderno e avançado centro cirúrgico. O que estamos disponibilizando no momento é apenas o Pronto com toda a estrutura necessária para um atendimento humanizado que deve ser municipal”, nos adiantou Wagner.

O prefeito Armando Luiz Polita e sua esposa, primeira dama Nailor; Wagner Mattos, Diretor proprietário do Hospital Mãe de Deus; Cláudio Dutra (prefeito eleito e seu vice Maurão); Volnei Adamante e os familiares num clima de muita alegria e entusiasmo no momento do descerramento da fita...
Entre os presentes além dos convidados para fazerem parte da mesa de honra, o prefeito eleito Cláudio Dutra e do seu vice Mauro Remor; do prefeito Miguel Bayerle de Itaipulândia, vereadores, empresários, lideranças e a significativa presença de diversas correntes da comunidade médica local, dividindo o mesmo espaço e pelo visto, todos orgulhosos com o prenúncio de um novo tempo na área de saúde em nossa cidade.
E não era para menos. Num município rico e produtivo como o nosso é simplesmente inadmissível não termos sequer um hospital para a realização de um parto, por exemplo, um procedimento que deveria ser simples e natural como o próprio ar que respiramos, como a própria vida. Bastante significativa também à presença do prefeito eleito Cláudio Dutra ao lado do seu vice Maurão, descerrando a fita de inauguração.

Na mesa de honra, o prefeito Armando Luiz Polita; o ex-professor Franco Sereni, atual presidente do Conselho Municipal de Saúde; representando o Poder Judiciário, Dr. Haroldo Nogiri, promotor público da Comarca de Matelândia; Vereador Agenor Peron Dorigon, representando o Legislativo Municipal; o Diretor proprietário Wagner Matos e seus familiares.
Acredito que 99,9% da população esperava ansiosa por esse momento. Pela alegria e pelo entusiasmo que podemos verificar estampado no rosto das pessoas, tudo indica que esse será o início de uma nova mentalidade, onde à política partidária deverá ser tratada no seu campo específico - e os profissionais da área voltando a centralizar o foco de suas atenções no setor, como, aliás, boa parte já vem fazendo a algum tempo, investindo e se aperfeiçoando no ramo.

Dr. Maquinalli, Diretor do Corpo Clínico do Mãe de Deus, juntamente com Dr. Luiz Elias Bongilo, Dr. Reinaldo Alceu Gasparello, Dr. Carlos Arai e Wagner Mattos.
Ao fazer uso da palavra, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, ex-professor e empresário Franco Sereni, lembrou ser apenas um entre dezoito membros que compõe o Conselho Municipal de Saúde, responsável pela aprovação de todas as decisões de gestão envolvendo o setor.
“Como cidadão são-miguelense, residindo a mais de 40 anos nesta cidade, quero parabenizar o empresário Wagner Mattos por ter feito o que até hoje ninguém se prontificou a fazer por São Miguel. Ele investiu todas as suas economias, exauriu todo o seu patrimônio que possuía em outras regiões para edificar esse empreendimento”, lembrou Franco.
Representando o poder judiciário, o promotor de Justiça Dr. Haroldo Nogiri, que por doze anos foi promotor público de São Miguel do Iguaçu, também enalteceu o espírito empreendedor de Wagner Mattos. “Quando existem pessoas assim com determinação e coragem para realizar um trabalho dessa magnitude em parceria com o poder público, quem ganha é a sociedade”, pontificou.
O prefeito Armando Luiz Polita, após fazer um breve relato de como encontrou o município no final de 2008, início de 2009, visivelmente emocionado agradeceu o esforço, o arrojo e a determinação do empresário para atender um pedido seu e o seu vice, Volnei. “Quando assumimos, encontramos a cidade com toda a sua estrutura administrativa num verdadeiro caos, inclusive com os dois hospitais fechados. E porque fizeram isso?”, questiona.
Lembrou Polita que foram necessários dois anos só para recuperar o que havia sido danificado. “E sem condições de investir na construção de um hospital municipal, foi que solicitei ao Wagner que nos ajudasse. E o resultado desta parceria é o que vocês estão vendo hoje – uma estrutura que em breve estará nos colocando em condições de igualdade com os grandes centros”.
Em seguida Wagner fez uso da palavra e de maneira simples e objetiva descreveu a sua trajetória de vida, agradeceu, apresentou os seus fiéis escudeiros, os companheiros de todas as horas e mostrou o lado humano que todo grande empreendedor tem que ter para realizar empreendimentos deste porte. Sobre esse assunto e a Benção Ecumênica efetuada pelo Pastor José Albertino da Silva, vamos focalizar em uma outra matéria... Vejam as fotos e os principais momentos...

Dr. Davi Mattos, atendendo o primeiro paciente a fazer uso das novas e modernas instalações...

Uma visão interna das novas e modernas instalações...
