Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Em entrevista concedida ao nosso Jornal, ex-prefeito Armando Luiz Polita fala sobre Transição...
  Data/Hora: 5.jan.2013 - 5h 24 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Diante da matéria realizada pela RPC, que foi ao ar ontem, procurei o ex-prefeito Armando Luiz Polita, para que nos falasse a respeito, de como foi efetuada à transição. Segundo ele, tudo ocorreu na maior normalidade e o que pode ter ocorrido é que as informações não devem ter chegado ao prefeito Cláudio. Confira:

 

O Farol – Quais os membros que faziam parte da Comissão de Transição da Prefeitura e com era negociada com a futura Administração?

 

Polita – Eu designei para fazer parte da minha equipe de transição o Secretário de Planejamento Bernardino e o contador Dirlei, com a instrução de repassar toda e qualquer informação que lhe fosse solicitada. E a Transição era negociada com uma equipe comandada pelo Dr. Charles Zilli, autorizado pelo atual prefeito. O que pode ter ocorrido é que as informações não chegaram até o prefeito Cláudio, mas foi da melhor forma possível.

 

O Farol – Quanto as Chaves, a secretária de saúde deu entrevista nas rádios locais dizendo que tiveram que arrombar os postos por falta de chave?

 

Polita - Eu fiz simbolicamente a entrega do meu Gabinete. Como o Sr. Charles havia reunido às equipes e mandado que queriam estar no seu local de trabalho ao dia seguinte, todas as zeladoras estavam de posse das chaves. Eu disse a ele que já no primeiro dia a melhor medida a ser tomada seria trocar todas as fechaduras para ter maior segurança e não deixar copias avulsas por aí. Essa inclusive foi uma das medidas que tomei quando assumi.

 

O Farol – Outra reclamação é de que o prefeito não recebeu o relatório de todo o Patrimônio?

 

Polita - Minha equipe fez um relatório de todo o patrimônio para que o prefeito recebesse e depois é claro, fazer as conferências e avaliação, dentre as quais constam os computadores e equipamentos. Inclusive com filmagens englobando máquinas, equipamentos, bens móveis e imóveis de todo o município da qual também tenho uma cópia deste relatório e da filmagem.

 

O Farol – E a situação da Prefeitura, o que o senhor nos diz?

 

Polita – Assim que notamos os problemas, nossa equipe contratou a empresa Amplitude Projetos de Cascavel para fazer o Laudo Técnico de Avaliação, empresa essa que tem como responsáveis os engenheiros Anderson Louvera e Cristiano Setebochedo.  Para o Projeto de Reforço baseado no Laudo Técnico foi contratada a empresa SCK Maringá de responsabilidade do engenheiro, Nivaldo Barbosa. O laudo de Avaliação constatou que o problema é de infiltração e não estrutural e aponta as sugestões de como o problema deve ser sanado. Como já estávamos no final do nosso governo, achei por bem em não fazer uma licitação no apagar das luzes, pois ia parecer um conluio ou afronta. A nossa providência inicial foi colocar as escoras sugeridas até que o novo prefeito tomasse sua própria decisão em executar em parte ou na totalidade as devidas reformas que devem ser feitas.

 

O Farol – Quanto ao Estado dos Postos e Secretaria de Saúde, o que o senhor tem a dizer?

Polita - Não estavam nas melhores condições. Recebemos na véspera das eleições uma verba federal que está depositada para ser usada com essa finalidade. Achamos melhor deixar para o novo prefeito fazer a licitação para as devidas reformas, inclusive a construção da Unidade de Saúde do Bairro Novo Mundo.

 

O Farol – E quanto aos combustíveis e os remédios?

 

Polita - Não deixei nada comprado, pois o meu mandado encerraria no dia 31 de dezembro – até porque, todos são sabedores que cabe ao novo prefeito fazer as devidas compras seja de remédios, combustíveis, materiais de escritório, material de limpeza, peças, e contratação de mão de obra e serviços e muito mais, inclusive a contratação de novos funcionários.

 

O Farol – E o que o senhor nos diz dos equipamentos do Céu que estavam nos Corredores da Secretaria de Saúde?

 

Polita - O local onde estava localizado o CÉU, não era do município.  E como estávamos no final do nosso governo, achamos por bem, retirar os equipamentos de lá e deixá-los na Secretaria de Saúde. Estavam desmontados, é claro, para que a nova secretária e o novo prefeito instalem no local que eles acharem mais convenientes. Eu não poderia assumir qualquer compromisso com o novo local.

 

O Farol – E quanto aos convênios e contratos envolvendo OCIPs, limpeza, lixo reciclável e locações?  

 

Polita - Convênios estaduais e federais, não cancelamos, pois a verba é específica para aquele fim. Cabe ao novo prefeito entrar em contato com o Estado e a União para prosseguir ou não, pois o saldo está depositado em contas específicas sem desvio de função. Quanto aos contratos locais, como saúde, limpeza pública, locações, repasses a entidades, aditivamos as locações como o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa Abrigo, Posto Titan, TRR Itaipu e o Mercado Vendrusco e Cia. Ltda, tudo isso acordado a pedido do prefeito Cláudio e sua Equipe de Transição, liderada pelo Dr. Charles Zilli, inclusive o convênio com o Mãe de Deus. Os demais contratos e convênios foram devidamente pagos e encerrados em 31 de dezembro de 2012. Estou disponibilizando para a população o saldo em conta correntes, convênios, royalties e receitas próprias, o qual vocês poderão conferir abaixo. Obrigado pela oportunidade de esclarecer aos atuais administradores e a população de São Miguel do Iguaçu. Digo mais – as contas estão todas pagas, tudo em dia. Meu município, minha gente. Tenho orgulho de ter sido prefeito por quatro vezes e morar nesta terra. Abraços a todos.

 

Este é o saldo que ficou em caixa na Prefeitura Municipal no dia 31 de dezembro de 2013 - documento este que qualquer cidadão pode acessar no site da Prefeitura Municipal.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Exposição
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena