A professora de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI), Alcione de Almeida, acaba de concluir seus estudos de mestrado pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e já deu início ao doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os estudos do mestrado foram na área de Engenharia Química com ênfase no Desenvolvimento de Processos, Controle e Monitoramento Ambiental. O doutorado será na área de Engenharia Ambiental.

No mestrado em Engenharia Química, professora Alcione Almeida, estudou o tratamento de fluentes perigosos com processo de oxidação avançada para degradação desses contaminantes, ou seja, desenvolveu uma tecnologia e processos para evitar a contaminação dos rios e lagos por resíduos químicos produzidos pelas indústrias. “Foram dois anos de muito estudo e prática em laboratórios com coletas nas indústrias destes resíduos químicos”, disse Alcione.
No doutorado na UFSC, Alcione, vai desenvolver um projeto denominado de Unidade Transportável de Potalização de água, ou seja, um tratamento de água em áreas de enchentes. “Como acontece nos estados principalmente de SC, SP e RJ que todos os anos são afetados pelas chuvas. Essas populações, quando acontecem as enchentes, não são abastecidas com água potável. Então, a idéia, é desenvolver um projeto para tratar essa água de forma emergencial para atender essas pessoas durante esse período”, finaliza Alcione.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 13-03-13
Anexo foto da mestra Alcione Almeida.
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU