Estão abertas as inscrições para o curso técnico em enfermagem, módulo II, no Colégio Expressão Faesi de São Miguel do Iguaçu. A duração é de 06 meses e o pré-requisito é ter cursado o auxiliar. As aulas iniciam no dia 15 de abril e as matrículas deverão ser realizadas na Secretaria do Colégio junto à Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI).
A Coordenadora do curso, Beatriz Tres, disse que o técnico em enfermagem é um aprimoramento além do auxiliar de enfermagem, realiza o atendimento junto com os enfermeiros, e para realizar a tarefa o técnico precisa um curso de qualificação, com isso, o profissional técnico aprimora seus conhecimentos em sala de aula voltada para setores críticos hospitalares, dentre eles: Unidade de Terapia Intensiva, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia e Saúde Mental. “Com isso o profissional termina de cursar o determinado módulo apto a trabalhar nestes e demais setores”, completa Beatriz.
O mercado de trabalho para o técnico de enfermagem não é restrito apenas aos hospitais. O profissional pode atuar em postos de saúde, laboratórios, spas, ambulatórios de empresas, asilos, e com “home care” (atendimento em domicílio).
“O profissional também pode atuar na área da saúde ocupacional, como técnico em enfermagem do trabalho. Para isso, o Ministério do Trabalho e Emprego exige uma formação especifica que pode ser feita com uma especialização”, destaca Beatriz.
Para se ter uma idéia da necessidade do profissional no mercado, é ele quem realiza as tarefas de rotina diariamente em um hospital, ações que foram programadas pelos enfermeiros. Mas vale ressaltar que somente a pessoa que tem a qualificação no curso técnico poderá exercer esse tipo de função, e nenhuma outra.
O Técnico em Enfermagem exerce as atividades de nível técnico atribuídas à equipe de Enfermagem, de acordo com o decreto nº 94.406 (Art. 10) da Lei do Exercício Profissional, cabendo-lhe assistir o Enfermeiro nas operações de planejamento, programação, orientação e supervisão de assistência de Enfermagem, prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave, prevenção e controle das doenças transmissíveis em geral em programas de vigilância epidemiológica, prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar; prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a paciente durante a assistência de saúde. Pode integrar a equipe de saúde, executando atividades de assistência de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 04-04-13
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU