Banner dengue 2021

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UM CONTAINER SE ABRE EM PALCO
  Data/Hora: 15.set.2017 - 17h 18 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Teatro, livros, formação e sensibilização serão levados pelo Container Cultural numa viagem que prevê beneficiar populações de 17 municípios paranaenses

 

Da assessoria - fotos: Lídia Ueta - No próximo dia 20 o Projeto Container Cultural abrirá pela primeira vez seu palco-container, com ensaios abertos do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", escrito por Joanita Ramos, também autora do projeto, e dirigido por Mauro Zanatta. Depois do “teste”, as apresentações seguirão pela Rota do Mercosul, passando por 11 cidades e atingindo populações de 17 municípios paranaenses. Os ensaios abertos serão realizados até o dia 23, às 20h, no Espaço Lala (antigo Vila Hauer Cultural). A entrada é franca.

 

A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante foi ideia da arquiteta Paola Burkot para atender ao propósito do Projeto, de fazer a arte chegar a pequenos municípios onde geralmente há  pouca oferta de infraestrutura e programação cultural. A intenção, segundo as idealizadoras, não é apenas levar o espetáculo, mas também um novo conceito, ou seja, a possibilidade de uso do container como espaço cultural alternativo, inclusive para atender a áreas rurais. Para as idealizadoras, "o direito das populações das cidades pequenas à fruição e vivência da arte" é a grande causa do projeto.

 

O espetáculo

 

O palco-container onde irão se apresentar os atores Richard Rebelo e Adriana Samaan, e os músicos Beto Collaço e Daniel Farah, sairá de Curitiba no dia 30 de setembro para as apresentações gratuitas. O espetáculo foi concebido em  linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell’Arte. A peça trata da identidade cultural e também de uma imensa “fome” – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sulamericano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.

 

 

O espetáculo, permeado por dança e música ao vivo, não inova apenas no container que vira palco. Nele o iluminador Beto Bruel (Prêmio Shell de Iluminação) vai ousar fazer sua primeira criação com led. Segundo ele, essa alternativa tem tudo a ver com a proposta de sustentabilidade do Container. A peça  é apenas uma das ações que fazem parte do Projeto Container Cultural, aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice e incentivado pela Copel Distribuidora e Havan.

 

Outras ações

 

Com os objetivos sintetizados no slogan “Arte em Todo Lugar” a equipe, com direção de Produção de Diego Marchioro, vai atuar em diversas iniciativas pautadas na ideia de que as populações pouco numerosas dos municípios paranaenses também merecem e podem ter acesso a atividades artísticas. Além do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", estão entre as ações do Container Cultural:

 

 

- Campanha de arrecadação de livros: qualquer pessoa pode doar livros de literatura e arte que serão espalhados pelos municípios por onde passará o Container. Há dois postos de arrecadação onde os livros podem ser deixados:  na bilheteria central do Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade s/n), diariamente das 10h às 22h e no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, de terça a sext das 13h às 17h (fins de semana consulte a programação), na Av. Mal. Floriano Peixoto - Centro.

 

- Sensibilização de lideranças: os gestores do Projeto estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul a fim de chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades com menor densidade populacional com uma programação cultural de qualidade.

 

- Formação de multiplicadores de cultura: no próximo dia 21, no Espaço Lala (antigo Vila Hauer Cultural), o Projeto inicia um encontro de formação de multiplicadores em produção cultural, procurando estimular iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área. 

 

- Aprendizes de Produção: são oferecidas 22 vagas para aprendizes de produção que serão ocupadas por estudantes bolsistas. Eles terão a chance de participar da montagem do evento na sua cidade, sendo orientados pelos profissionais do Projeto.

 

- Difusão do container como alternativa para a criação de espaços culturais: o projeto do container-palco será disponibilizado gratuitamente pela arquiteta Paola Burkot para a utilização pelas prefeituras das cidades participantes do Projeto. Interessados também terão a oportunidade de discutir com a arquiteta como transformar containers em espaços culturais sustentáveis e mais econômicos que a construção convencional.  

Para organizar a divulgação e logística, de modo a incluir no evento os moradores de áreas periféricas e rurais das pequenas cidades, o Container Cultural conta com a parceria das prefeituras e outras instituições das 17 cidades beneficiadas direta ou indiretamente. São elas: Antonina, Morretes, Balsa Nova, Porto Amazonas, Teixeira Soares, Candói, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Fernandes Pinheiro, Virmond e Guaraniaçu.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CONTAINER CULTURAL NOS MUNICÍPIOS:

 

30.09-Morretes- às 19h- Em frente à Casa Rocha Pombo

01.10-Antonina-às 18h- Em frente ao Mercado Municipal

02.10-Candói- às 20h - No Parque do Lago, próximo à Concha Acústica

03.10-Cantagalo-às 18h30- Em frente à Prefeitura Municipal

04.10-Nova Laranjeiras- às 20h- Em frente ao Ginásio de Esportes  Passarin

05.10-Santa Tereza do Oeste-às 20h- No campo de futebol

06.10-Céu Azul- às 20h- Na praça Luis Carlos Ruaro, ao lado da Catedral

07.10-Matelândia-às 20h- Na praça da Cultura

09.10-Teixeira Soares- às 20h- Na rua ao lado da Catedral

10.10-Porto Amazonas- às 20h - Em frente à Prefeitura

11.10-Balsa Nova. às 20h- Em frente à Catedral.

 

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO ENTRE TANGOS E FANDANGOS

 

Autora: Joanita Ramos

Diretor: Mauro Zanatta

Assistente de direção: Joanita Ramos

Diretor de produção: Diego Marchioro

Diretor musical e compositor: Beto Collaço

Atores: Richard Rebelo e Adriana Samaan

Músicos: Beto Collaço e Daniel Farah

Cenógrafa e coordenadora do Projeto: Paola Burkot

Iluminador: Beto Bruel

Coreógrafo:Ronald Pinheiro

Cenotécnico: Alfredo Gomes

Assistente de produção: Francine Vieira

Figurinistas: Francine Vieira e Joanita Ramos

Aderecista: Joanita Ramos

Operador de luz: Augusto Ribeiro

Operador de som: Guilherme Miúdo

Cinegrafistas: Paulo Blitos e Willian Darjan

Fotógrafos: Lídia Ueta, Monah Pereira, Pedro Cestari e Billy Darjan.

Assessoria de imprensa: Fernando Proença (Curitiba) e Roberto Monteiro (Interior)

 

FOTOS E CAPTAÇÃO DE IMAGENS PODEM SER FEITAS NAS SEGUINTES DATAS E LOCAIS:

ENSAIOS ABERTOS: DIAS 20, 21, 22 E 23 – às 20h00 ENTRADA FRANCA

ENCONTRO DE MULTIPLICADORES: DIAS 21 E 22 DE SETEMBRO

Local: Espaço Lala, Rua Bom Jesus do Iguape 2121, Hauer. Fone: 3092-4171

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Assessoria de imprensa:

Fernando Proença: (41) 999965292/ fernandodproenca@gmail.com

Roberto Monteiro  (41) 99107-5513/rjrmonteiro@hotmail.com/

Direção de produção:

Diego Marchioro (41) 99876-3596/ diego_marchioro@yahoo.com.br/ Facebook: Diego Marchioro

Coordenação do Projeto Container Cultural:

Paola Burkot (41) 99701-2345/paolaburkot@gmail.com/ 

Facebook:Paola Burkot

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein