banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Municípios do Oeste assinam Pacto Global do Programa Cidades Sustentáveis
  Data/Hora: 7.nov.2018 - 16h 13 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Originário de uma iniciativa da sociedade civil organizada, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade das cidades brasileiras o Programa Cidades Sustentáveis é trabalhado em toda a região Oeste do Paraná. Dentre os precursores está a Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos. Diferentes órgãos parceiros fizeram parte do trabalho de engajamento junto às lideranças políticas com estímulo à implantação do programa. Na região a ação é alavancada por intermédio da Itaipu Binacional de Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Nesta fase de trabalho, os gestores municipais estão assinando o Pacto Global.

 

O conjunto de ações nos municípios está referendado na Plataforma Cidades Sustentáveis, e na parceria desenvolvida como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) ,com iniciativas que levam em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e servem de parâmetro para a caracterização das conhecidas ‘Boas Práticas’.

 

 

A assinatura do Pacto Global é uma atitude simpática dos gestores no comprometimento com políticas voltadas à sustentabilidade, segundo a representante do Pnud, Talita Souza. O coordenador do trabalho pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Matheus Gueri, ressalta que o Programa Cidades Sustentáveis representa uma ferramenta para orientar as ações de gestão. Gueri frisa que a assinatura do Pacto Global é um conjunto de 10 novas ideias para trabalhar a sustentabilidade.

 

Um dos coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis pela Itaipu Binacional, Aldemir Guerino, ressalta o trabalho que é desenvolvido na região Oeste do Paraná. “Os municípios do Oeste trabalham em parceria para que a região alcance um ambiente de sustentabilidade em sintonia com as metas e objetivos globais”, frisa.

 

Ideal

O ideal a ser atingido é a construção de um território que seja referência, com cidades inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas, que proporcionem uma boa qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos relativos à vida pública.

 

No Programa Cidades Sustentáveis são 12 eixos temáticos que referem-se à ação local para a saúde; Bens naturais comuns; Consumo responsável e opções de estilo de vida; Cultura para a sustentabilidade; Do local para o global; Economia local, dinâmica, criativa e sustentável; Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; Equidade, justiça social e cultura de paz; Gestão local para a sustentabilidade; Governança; Melhor mobilidade, menos tráfego e planejamento e desenho urbano.

 

Os temas são parâmetros para embasar as ações de gestão no intuito de estimular, fomentar e desenvolver iniciativas de estruturação à sustentabilidade, do local ao global, ideografia que é referência regional com ações e protagonismo nos municípios do Oeste do Paraná.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite