banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Estudantes aprendem Astronomia no PTI em três roteiros pedagógicos
  Data/Hora: 30.ago.2019 - 13h 48 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar
Atendimentos no Polo Astronômico foram retomados em agosto; mais de 20 instituições já agendaram as visitas
 
 
Em duas horas no Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), alunos da rede pública ou privada têm a resposta para perguntas como: “de onde vêm o dia e a noite?”, “o que o arco-íris, o Sol e Newton têm em comum?, ou “qual o papel da Terra no universo?”. O atendimento pedagógico das escolas foi retomado no início de agosto e, até esta quarta-feira (28), mais de 20 instituições já tinham agendado a visita.
 
 
Os roteiros pedagógicos são adequados conforme a idade dos alunos, e os conceitos trabalhados estão presentes no dia a dia das crianças. No Polo, são atendidos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II de escolas de Foz do Iguaçu e região. As atividades pedagógicas no Polo Astronômico serão encerradas na última semana de novembro deste ano.
 
 
A organização e realização desses atendimentos é feita pela equipe de Educação do Parque Tecnológico, que também executa roteiros no Estação Ciências. O objetivo da iniciativa é que atividades investigativas sejam desenvolvidas em um espaço não formal de educação, contribuindo para o ensino-aprendizagem de forma mais ativa e experimental.
 
 
Três temas são abordados nos roteiros do Polo Astronômico: “ De onde vêm o dia e a noite?”, em que alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I podem observar e distinguir as diferentes características do dia e da noite; “Luz Solar”, para alunos do 4º e 6º ano do Ensino Fundamental II; e “Onde Moramos?”, em que os estudantes descobrem as características dos astros do Sistema Solar e o papel da Terra no universo.
 
 
Para atendimentos pedagógicos as instituições interessadas podem entrar em contato via e-mail no ciencia@pti.org.br ou pelos telefones (45) 3576-7172 ou (45) 3576-7203.
 
Turismo
 
Não são só as crianças que podem conhecer a estrutura do Polo, que reúne planetário, observatório e outros materiais que despertam o interesse para a Astronomia. O Polo Astronômico integra os atrativos do Complexo Turístico Itaipu, em um roteiro de 2h30 de duração. Mais informações e agendamentos do passeio podem ser obtidos no site do Turismo Itaipu: https://www.turismoitaipu.com.br/
 
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein