Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Aldeia Indígena Avá-guarani recebe visita de acadêmicos do curso de Matemática da UNIGUAÇU/FAESI
  Data/Hora: 7.mai.2013 - 9h 36 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Os acadêmicos do curso de Matemática da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu(UNIGUAÇU/FAESI) participaram do evento de abertura da Semana Cultural Indígena realizado recentemente no Colégio Estadual Teko Ñemoingo na Aldeia Tekoha Ocoy em Santa Rosa, São Miguel do Iguaçu.

 

Os estudantes, acompanhados pela professora Mirtes Aparecida Teis da disciplina de “Didática e Aspectos Antropológicos da Educação” e da Coordenadora do curso, Luciana Del Castanhel Peron, assistiram as apresentações dos alunos indígenas que mostrou a cultura, os costumes e o artesanato dos índios. Participaram ainda de uma trilha ecológica onde conheceram a área da reserva e observaram o preocupante nível do lago que está avançando ocupando as terras indígenas do local.

 

 

A professora Mirtes contou que muitos acadêmicos não conheciam e nunca haviam visitado este povo. “O objetivo principal da presença dos estudantes neste evento foi conhecer a escola e a realidade dos índios. A maioria foi a primeira vez que visitou a aldeia”, destacou Mirtes.

 

O acadêmico Evandro Bernard ficou surpreso com o que foi apresentado pelos índios. “As apresentações foram muito bem ensaiadas e planejadas. Um vídeo contando o dia-a-dia da aldeia foi espetacular. Os ritos religiosos foram muito interessantes”, completou Evandro.

 

Chamou a atenção do estudante Antônio Marcos do Nascimento a força de organização dos indígenas. “Eles conseguiram uma escola na aldeia. Moro num assentamento que não tem colégio, apesar de ter mais famílias que desta aldeia”, enfatizou Antônio. Ele lembrou ainda que o interesse dos acadêmicos nos índios foi tão grande que alguns pensam em lecionar na aldeia.

 

A Coordenadora, Luciane Del Castanhel Peron, parabenizou a escola pela bela organização do evento e disse que foi importante a participação dos acadêmicos para entender, respeitar e acreditar na diversidade cultural. “O curso de matemática nas disciplinas de História da Educação e de Didática que envolve antropologia trabalham com essas questões”, finalizou Luciane.

 

 

 

AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)

Data: SMI – 02-05-13

Anexo foto dos professores e acadêmicos participantes do evento.

Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Lúcia Helena
Banner Exposição