Com o objetivo da interdisciplinaridade, está sendo ministrada a disciplina de Língua Portuguesa pela professora Rita Suzana Orsolin aos primeiros períodos dos cursos de Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas e Engenharia de Software da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI).
Tendo em vista que os conteúdos são iguais para todos os cursos, esta atitude serve ainda para unir um número maior de estudantes e tornar a atividade mais participativa e com melhores resultados. “São cursos afins, ou seja, ambos trabalham com a questão da saúde e, por isso, vamos procurar focar a disciplina em suas áreas. Vai ser um trabalho produtivo e interessante”, disse a professora Rita.

Unir as turmas em torno de uma disciplina afim faz com que os acadêmicos se conheçam melhor e interajam mais entre si. “A faculdade tem um grande espaço físico que às vezes leva a um isolamento dos estudantes e unindo as turmas em torno de uma disciplina eles podem se conhecer melhor e trocar experiências interessantes”, destaca Rita.
A estudante de Engenharia de Software, Sabrina Fabrício, achou interessante a ideia porque oportuniza uma interação entre os cursos. “Proporciona ainda um debate maior sobre determinado assunto. Foi muito produtivo”, completou Sabrina.
Para o acadêmico de Terapia Ocupacional, Gilmar Marques de Souza, a disciplina com outros cursos forma uma integração importante. “Além de conhecermos o Português dentro de nossa área vamos também conhecê-lo em outros cursos, no entanto, todos focados à saúde”, lembra Gilmar.
Essa experiência já é realizada pela faculdade em outros cursos com ótimos resultados.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 12-02-14
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU