banner campanha de Natal itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
40 ANOS: luzes e fraternidade marcam aniversário de Itaipu Binacional
  Data/Hora: 19.mai.2014 - 8h 58 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Uma celebração conjunta no Mirante Central da usina reuniu brasileiros e paraguaios neste sábado, 17 de maio, data de aniversário de Itaipu Binacional. Antes da apresentação do show especial da Iluminação da Barragem, em discursos, os diretores da empresa destacaram o espírito de fraternidade entre os dois países, que é a marca de Itaipu desde o início, quando a usina ainda era considerada um projeto utópico.

 

 

Do lado brasileiro representaram a diretoria o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, o diretor Jurídico, Cezar Ziliotto, e o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich. Do lado paraguaio, estiveram presentes o diretor téncioc, Sanches Tilleria, e o diretor de Coordenação, Pedro Domaniniski, Samek e Domaniniski saudaram o público, a maioria empregados com diferentes anos de casa, além de convidados da comunidade.

 

Samek lembrou que o aniversário de Itaipu representa 40 anos de uma história que encantou e surpreendeu o mundo. “Brasileiros e paraguaios, unidos, fizeram o que parecia impossível: transformaram em realidade o projeto de uma usina que durante quase quatro décadas foi simplesmente a maior de todas. E que nos últimos permanece com o recorde mundial de geração de energia elétrica, graças a um projeto bem elaborado e à competência de sua gente”.

 

E concluiu: “A usina de Itaipu é um símbolo de integração e um exemplo de que a união entre os povos pode trazer progresso, paz e prosperidade”. O Diretor paraguaio foi na mesma linha e saudou os brasileiros e paraguaios presentes na solenidade e destacou a binacionalidade da cerimônia. A usina Itaipu responde por 8% do Produto Interno Bruto do País e a venda ao Brasil da energia excedente da hidrelétrica é a segunda maior fonte de receita do país vizinho.  

 

A programação dos 40 anos de Itaipu prossegue com ativiades intrernas e externas até junho. Na sexta-feira, 30 de maio, está previsto olançamento em Foz do Iguaçu do Relatório de Sustentabilidade IB 2013 e do livro “Biogás: a Energia Invisível”, do superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior.

 

No dia 06 de junho o destaque será a abertura da Exposição “Trabalhadores – Uma arqueologia da Era Industrial”, do fotógrafo Sebastião Salgado, às 18 horas, no Ecomuseu de Itaipu. A mostra terá a presença do fotógrafo e da curadora e de Léia W. Salgado.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Exposição

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados