O que a cidade inteira quer saber, é como fica o Legislativo Municipal, sem a presença do Vereador Valdir da Silva, o popular Pitonho. Mesmo preso, Valdir ainda continua como presidente do Legislativo Municipal, tendo em vista que não cometeu crime político – seu problema com a Justiça é na área criminal...
Mas, segundo seus assessores mais próximos esta semana ele deverá renunciar a presidência e pedir licença do mandato de Vereador, abrindo assim, caminho para que seja convocada uma nova eleição para presidente, bem como a convocação do seu suplente Egon Remor...
“Por enquanto, não recebemos nenhum comunicado do Poder Judiciário, com referência a prisão do Vereador Valdir da Silva. Ele não cometeu nenhum crime político – mas sim, está sendo acusado na esfera criminal. Isto não impede que qualquer um vereador ou cidadão desta cidade, possa entrar com um pedido de cassação por falta de decoro parlamentar. Caso isso venha acontecer – os nove vereadores irão se reunir e tomar uma decisão”, ressalta Menino.
O Vereador Raulique Farias, presidente da Comissão de Ética, ao fazer uso da palavra disse que é lamentável a nossa cidade estar deste jeito. “Nenhuma empresa que se prese vai querer investir numa cidade divida politicamente como a nossa. Hoje, nossa cidade é motivo de chacota em todo o Estado do Paraná”, ressaltando que como presidente daquela Casa de Leis, Valdir vinha fazendo um trabalho exemplar.
A Vereadora Nega da Aurora, por sua vez, foi mais contundente, dizendo que caso isso tivesse ocorrido com qualquer um dos membros daquela Casa de Leis, pela lisura com que realizava o seu trabalho, o presidente Valdir que hoje se encontra preso, não teria dúvida em solicitar a cassação – dando entender que é essa a sua intenção.
Na sequência, o vereador Edson Ferreira, fez uso da palavra dizendo ver com bastante estranheza esse tipo de comentário. “Até a onde eu sei, o Valdir da Silva está sendo acusado e ainda não foi condenado de nada. Que a nossa situação nesta Casa de Lei é delicada, isto é – mas, o que temos que fazer é procurar zelar e manter a ordem e a harmonia”.
A Vereadora Nega da Aurora, solicitou um novo aparte e voltou a frisar sobre a serenidade e a conduta irreprovável de Valdir da Silva como presidente daquela Casa de Leis. “Ele nos cobrava a todo momento – vamos fazer a coisa certa. Ele conduziu isso aqui com muita serenidade e para economizar os recursos públicos ele nos proibia, inclusive de viajar. Não é nós que vamos dizer se ele está certo ou errado”, contemporizou.
Veja amanhã: Vereadora usa da Tribuna e faz denúncia grave de Omissão de Socorrio que levou recentemente uma idosa de 89 anos a óbito e diz que vai entrar com um pedido de Improbidade Administrativa contra o prefeito Cláudio Dutra.
MATÉRIAS DO EXECUTIVO
Projeto de Lei 58/2015 – prevê nova redação a Lei do FUNDSMI – aguardando decisão para reformulação. Esse projeto concede Concessão de incentivo à instalação e ampliação de indústrias no município... (tramitação)
Projeto de Lei 69/2015 – Define modelos de Documentos Fiscais Eletrônicos, visando simplicar a emissão de Notas Fiscais... (tramitação)
Projeto de Lei 70/2015 – Abertura de crédito especial no valor de R$ 117.000,00 – cujo valor será destinado a implantação de academias ao Ar Livre nas Praças Noé Nunes de Medeiros, Santa Rosa do Ocoy e Praça do Coração...(tramitação)
Projeto de Lei 71/2015 – Cria Cargo Comissionado para realizar convênio com Ministério da Saúde – Coordenador e Supervisor Geral de Endemias (exigência do Ministe´rio da Saúde – portaria 929/2001)... (tramitação)
Projeto de Lei 72/2015 – Acrescenta Dispositivo na Lei Municipal nº 2.666/2015 (Na publicação faltou acrescentar Emenda aprovada pelo Poder Legislativo)... (tramitação)
MATÉRIAS DO LEGISLATIVO
Projeto de Lei 20/2015 – Declara de Utilidade Pública a ACODP – Associação Costa Oeste Pradesporto – autor – Raulique Farias – aprovado por unanimidadea em 1ª votação.
Projeto de Lei 11/2015 – Denomina Severo Murbach Posto de Saúde Linha Guanabara – autor – Marcos Murbak... (tramitação)
INDICAÇÕES
38 – De autoria do vereador Somavila, solicita veículos para Vigilância Sanitária, PSF do interior e secretaria de Obras.
39 – de autoria do vereador Franccisco Machado Mota, solicita reforma na atual Capela Murtuária, bem como, a construção de mais uma – segundo ele, é comum vermos dois enterros nos mesmo dia.