Informações e fotos da Assessoria de Comunicação - As disputadas dos Jogos Escolares tiveram início na última sexta-feira, 01, com a realização da modalidade xadrez, no Centro Esportivo Valter Marcon, seguem até o dia 13 de abril.
As partidas de voleibol, handebol e futsal serão disputadas nos ginásios Joelson Marcelino e Valter Marcon, e nos dias 12 e 13 de abril serão realizas as disputas do atletismo na pista da Uniguaçu.
A abertura da 20ª edição Jogos Escolares – Fase Municipal, realizou-se no último dia 31, no Centro Esportivo Valter Marcon. Uma realização do Governo Municipal, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Centenas de alunos dos colégios públicos e privados do município participaram desta cerimônia de abertura, que marcou a retomada da competição após dois anos sem atividades por conta da pandemia da Covid-19.
A abertura contou com a participação dos atletas dos 9 colégios participantes, sendo eles: Educação Ativa, Castelo Branco, Coelho Neto, Franciscano Nossa Senhora de Fatima, Dom Pedro II, Indígena Teko Ñemoingo, Pedro Viriato Parigot de Souza, Cívico-Militar Nestor Victor dos Santos e Santa Rosa do Ocoi.
O juramento dos atletas foi realizado por Pedro Arthur Trambuch, aluno do Colégio Educação Ativa, que é atleta de handebol do município desde seus 11 anos e, entre suas conquistas estão:
Vice-campeão dos Jogos Escolares Fase Municipal em 2018,
- Vice-campeão da Copa Oeste infantil 2019,
- Campeão dos Jogos Escolares Municipais em 2019,
- Campeão dos Jogos Escolares Regionais em 2019,
- Vice-campeão dos Jogos Escolares Macrorregionais 2019.
- Atleta convocado para a seletiva da seleção paranaense de handebol categoria cadete 2022.
-
‘É uma emoção muito grande representar todos esses atletas e uma felicidade ainda maior em poder voltar a jogar e competir nos Jogos Escolares’, relatou Pedro.
O tradicional acendimento da pira olímpica foi realizado pelo atleta Sandro Alexandre, mais conhecido como Tatu, que teve várias conquistas na época em que foi aluno da Escola Municipal Henrique Ghellere, e dos colégios Castelo Branco e Nestor, e continua vencendo títulos em competições de motocross e velocross. Entre as suas conquistas estão:
- Campeão dos Jogos Escolares – Fase Municipal na modalidade de futsal;
- Campeão dos Jogos Escolares – Fase Municipal -modalidade de futebol de campo; e depois campeão da Fase Regional;
- Campeão de bicicross fases municipal e regional;
- Campeão dos Jogos Abertos na modalidade de futsal adulto;
- Campeão do Regionalito de Futsal na cidade de Missal – 04 vezes;
- Campeão Metropolitano pelo Aimoré, da cidade de Matelândia.
- Campeão 02 vezes consecutivas na Taça Tarobá de futebol de campo;
- Campeão dos Jogos Abertos Master de futsal Fase Final
- Vice-campeão paranaense de futsal master
-
Depois dos 28 anos iniciou a carreira como atleta de motocross e velocross e foi:
- – 04 vezes campeão brasileiro
- 06 vezes vice-campeão brasileiro
- 03 vezes campeão sul-brasileiro
- 05 vezes vice-campeão sul-brasileiro;
- 04 vezes campeão paranaense
- 05 vezes vice-campeão paranaense
- 05 vezes campeão no Paraguai
- 05 vezes vice-campeão no Paraguai
- 16 vezes campeão da Copa Oeste
- 06 vezes campeão da Copa Dirti
- 03 vezes campeão da Copa Integração
- 460 vezes 1º lugares em corridas de motocross
-
Além de toda a emoção do reencontro dos alunos com a competição, o evento também foi marcado por um momento de paz e confraternização, onde foi destacada uma mensagem de esperança por dias melhores, em meio a esse momento em que é vivida uma guerra, além do abraço fraterno entre os participantes.
‘É a grande oportunidade de nossos alunos estarem participando e confraternizando com seus colegas e também mostrarem o seu talento e habilidade. Sempre é preciso ter novos atletas e dessa competição poderão sair futuros representantes não só o município, mas quem sabe até o país’, relatou o vice-prefeito, Claudio Rodrigues.
Por fim, as meninas da equipe avançada da escola municipal de balé realizaram uma apresentação para o público presente, além de serem realizadas as disputas de dois jogos do vôlei adaptado à Terceira Idade, sendo um amistoso da equipe feminina de São Miguel do Iguaçu contra Matelândia e um jogo entre os atletas da equipe masculina do município.
Sandro Alexandre, que atualmente é secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município, comemorou a possibilidade de retomada da competição e destacou a união das gerações que aconteceu durante a abertura. ‘O esporte marca a vidas das pessoas e, com certeza, esses alunos ficarão marcados por esses momentos. Ver a Melhor Idade presente aqui e também representando o município em outras cidades, mostra realmente o quanto o esporte é importante para a vida de todos!’, destacou.
As disputadas dos Jogos Escolares tiveram início nesta sexta-feira, 01, com a realização da modalidade xadrez, no Centro Esportivo Valter Marcon.
Entre os dias 04 a 11 de abril serão disputadas as partidas de voleibol, handebol e futsal nos ginásios Joelson Marcelino e Valter Marcon, e nos dias 12 e 13 de abril serão realizas as disputas do atletismo na pista da Uniguaçu.
