Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Governo Municipal vai criar dois parques municipais para preservação ambiental e geração de receita
  Data/Hora: 28.abr.2023 - 16h 37 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu está dando um importante passo em direção à conservação ambiental e ao desenvolvimento econômico sustentável do município. Na manhã desta quinta-feira, 27, foi realizada uma audiência pública no auditório da Câmara Municipal para discutir a criação de dois parques municipais, que representam um marco histórico para a cidade.

 

A iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Comissão Verde, vinculada ao Governo Municipal, e da Empresa Nativa, com o objetivo de preservar e recuperar as características dos ecossistemas originais, permitir a pesquisa científica, promover atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico em contato com a natureza, além de gerar receita por meio do ICMS Ecológico.

 

O primeiro parque terá uma área de 4,6 hectares e está localizado próximo ao Jardim Vanz e à Delegacia da Polícia Civil. Já o segundo parque, com 2,3 hectares, ficará nos fundos do Horto Municipal e próximo do Jardim Mariana.

 

Além de promover a conservação ambiental e possibilitar a realização de atividades educativas e de lazer em contato com a natureza, a criação desses parques municipais irá contribuir para a arrecadação do ICMS Ecológico do município. “São áreas públicas inativas e a criação dessas Unidades de Conservação Municipal vai possibilitar maior arrecadação para o município como forma de ICMS”, destacou o secretário de Agricultura e presidente da Comissão Verde, Marcelo Alexandre.

 

O município de São Miguel do Iguaçu recebe atualmente ICMS Ecológico do Parque Nacional do Iguaçu, área indígena e, a partir dessa aprovação, poderá receber dos dois parques municipais. “Isso vai acontecer já a partir de janeiro de 2024. Quanto aos valores, devemos esperar para avaliação do Instituto Água e Terra (IAT), mas podemos dizer que haverá um incremento no atual valor que o município recebe”, informa Marcelo Lubas, engenheiro técnico responsável da Nativa, empresa responsável pelo trabalho que será realizado no município.

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Nunes Lazzeris, parabenizou o governo municipal por esse trabalho inédito para o município que, além de preservar o meio ambiente, vai servir de fonte de recurso. “Uma descoberta que exigiu empenho e dedicação por parte de todos”, afirmou.

 

Para o prefeito em exercício, Claudio Rodrigues, um momento importante para São Miguel do Iguaçu, que é o resultado de um trabalho de dedicação que vem desde o início da gestão. “Na sequência virão outros parques municipais com o propósito de criação de parques particulares que, além de gerar renda para o município, vai beneficiar os agricultores”, salientou o prefeito.

 

Ainda sobre o ICMS Ecológico, o município sediou na terça-feira, 25, na sala de reuniões da prefeitura, um encontro com representantes dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Apresentamos as distorções atuais que existem nas tábuas de avaliações dos municípios e solicitamos a homogeneização das mesmas. Houve um consenso para produzir um documento que será protocolado junto ao IAT solicitando a equiparação das tábuas”, completou Marcelo Lubas.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Lúcia Helena
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Banner violência se limite