Banner verão itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
UNILA completou 16 anos nesta segunda-feira (12) e lançou Mapa de Egressos
  Data/Hora: 13.jan.2026 - 11h 43 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Ferramenta amplia base de dados da Universidade e fortalece a comunicação da UNILA; portal já está disponível para consulta

 

Onde estão e para onde vão os unileiros e as unileiras depois de formados(as)? De que maneira a Universidade concretiza a sua missão de promover, por meio de seus(suas) estudantes, a integração latino-americana e caribenha e o aprendizado voltado para a realidade da região? Para responder essas e outras perguntas, a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) lança hoje, no 16º aniversário da UNILA, o Mapa de Egressos.

 

O Portal é um espaço online criado para coletar e divulgar informações sobre os(as) estudantes formados(as) na graduação e na pós-graduação da Universidade. Integrado ao Portal Internacional, o Mapa de Egressos tem o objetivo de gerar dados sobre o perfil do(a) profissional formado(a) pela Universidade, oferecendo subsídios para contribuir com o aprimoramento contínuo da UNILA. 

 

Mapa permite visualizar o alcance da UNILA em termos de nacionalidades de origem de seus estudantes. (Imagem: SECOM/UNILA)

 

Além disso, o Mapa de Egressos foi pensado como uma ferramenta de comunicação institucional. A página tem um espaço dedicado à publicação de notícias que destacam a trajetória acadêmica e profissional dos formados na UNILA. “A página de egressos busca dialogar com estudantes que passaram pela UNILA, contando suas histórias, disponibilizando novas oportunidades, e também levantando dados e o perfil de quem é formado neste projeto diferenciado de universidade. Com isso, queremos saber e divulgar quem é o profissional formado pela UNILA, qual o impacto do nosso projeto de universidade nesta formação”, explica a secretária de Comunicação, Michele Dacas.

UNILA completa 16 anos nesta segunda-feira, 12 de janeiro, e já contabiliza mais de 4.600 formados, na graduação e pós (Foto: Moisés Bonfim/SECOM-UNILA)

 

Produtos digitais

O Mapa de Egressos é mais um dos produtos digitais criados pela SECOM para ampliar e aprimorar a comunicação da Universidade. “Este trabalho é fruto de um esforço da SECOM em criar portais temáticos e direcionados a públicos específicos para fortalecer laços e a comunicação da universidade. Em 2024, criamos o Portal Internacional, e agora, em 2026, apresentamos a página de egressos. Em nosso horizonte, ainda pretendemos criar uma página de memória institucional e também um portal da cultura”, destaca Michele.

 

O trabalho iniciou com uma pesquisa, verificando como outras universidades federais trabalham o tema dos egressos. “Analisamos nos sites das federais como essas informações são disponibilizadas e quais ferramentas elas utilizam. Acabamos pegando duas como referência, que estavam mais adequadas à proposta que tínhamos pensado. A partir daí, fomos buscar os dados institucionais e criamos o nosso mapa”, revela a responsável pela página, a secretária executiva da SECOM, Roberta Moreno.

 

Os dados foram disponibilizados pela Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais (CIRI), e tabulados no Looker Studio, uma plataforma que permite a consulta aplicando-se diversos filtros e fornece visualização dinâmica, com números e gráficos interativos. Dentro do site, é possível pesquisar, por exemplo, o número de formados por curso, nível (graduação, mestrado, etc), ano de conclusão, entre outras informações. Os dados são públicos, e qualquer pessoa pode consultá-los. A ferramenta, assim, deverá auxiliar tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa que tenha interesse ou necessidade em obter dados atualizados sobre a UNILA – possibilitando, por exemplo, que a imprensa possa fazer suas consultas diretamente no site.

 

Além dos dados estatísticos e noticiosos, o Mapa também simplifica o acesso ao repositório da UNILA, onde é possível consultar trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas pelos egressos, contribuindo também para a pesquisa científica.

Continuidade

O Mapa de Egressos deverá se manter como um trabalho contínuo, sendo atualizado anualmente a partir dos dados dos novos formados. Além disso, estudantes que já tenham se formado na UNILA podem preencher o formulário a qualquer tempo e, assim, contribuir com a robustez dos dados. “A ideia é que os formulários fiquem disponíveis permanentemente, para que as pessoas possam preencher conforme elas forem concluindo suas formações, ou que aqueles que já concluíram possam acessar e preencher o questionário”, reforça Roberta.

 

A elaboração dos questionários contou com o apoio e as contribuições da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (CIRI), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

O Mapa de Egressos da UNILA está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2025–2029 e ao Plano de Gestão 2023–2027, no âmbito do Objetivo Estratégico do Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional, que busca consolidar a Política de Acompanhamento de Egressos da Universidade e fortalecer a UNILA como referência nos temas de integração na América Latina e no Caribe.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Lúcia Helena
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner dialogando com o Mestre
Banner emprego
Banner Einstein

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados