Na reunião da terça-feira(16) na Casa da Amizade, os rotarianos de São Miguel do Iguaçu(Distrito 4640) prestaram homenagens aos professores Jair Antônio Raffaelli, Maria Marcon, Adalberto e Tereza Verona Turri por ocasião do dia do professor(15/10).
A presidente do Rotary Club, Adriana Eliza Matte, disse que a homenagem a esses quatro professores simboliza um gesto de gratidão à todos os profissionais da educação do município de São Miguel do Iguaçu. “Impossível convidar todos os professores da cidade para participar do evento, no entanto, esse representam tão bem toda a classe”, afirmou Adriana.

Rotariano João Carlos Boles, entregando o Diploma de Honra ao Mérito ao professor Adalberto
Cada um dos homenageados recebeu um Diploma de Honra ao mérito do Rotary e na ocasião, Jair Antônio Raffaelli, diretor pedagógico da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu(UNIGUAÇU/FAESI), proferiu uma palestra sobre “Ser professor”.
“Falei que é uma profissão que deve ser respeitada pela sociedade e que requer muito preparo com paciência e organização. O grande objetivo do professor é buscar a formação profissional e pessoal dos seus alunos”, citou Jair.
Para ele, a iniciativa do Rotary em prestar essa homenagem foi louvável porque é um momento em que a sociedade precisa retomar e refletir sobre a importância desse profissional na sociedade. “Agradeço o convite recebido que foi uma surpresa para mim. Fiquei feliz por contribuir com esse trabalho brilhante de voluntariado que é realizado pelo Rotary Club”, conclui Jair.
Segundo Adalberto Sehenem, que começou no magistério de São Miguel do Iguaçu em 01 de março de 1963, foi uma homenagem especial. “Agradeço o Rotary pelo convite e aqui recordei o que é ser professor e relembro uma frase que diz que nós podemos ser médicos, advogados e até diplomatas, no entanto, tudo começa por um professor”, assinalou Adalberto.

A presidente Adriana, ladeada pelos homenageados Jair Antônio Raffaelli (palestrante), professora Maria Marcon, Tereza Verona Turri, Adalberto Sehenem
Uma das referências em educação do município é a rotariana Tereza Verona Turri que ao ser homenageada ficou emocionada porque lembrou da sua caminhada no magistério. “Temos muitas histórias nesses mais de 30 anos dedicados à educação de São Miguel do Iguaçu. Apesar de todos os desafios enfrentados se fosse escolher novamente uma profissão, seria professora mais uma vez”, completou comovida Tereza.
A professora e também rotariana Maria Marcon destacou que o encontro foi agradável com uma belíssima palestra do professor Jair que a fizeram reviver bons momentos de sua profissão. “Sempre dizia para meus alunos, a gente faz o que ama e ama o que faz”, completou feliz Maria.
A presidente do Rotary, Adriana Matte, concluiu dizendo que essa homenagem foi para demonstrar o respeito e a gratidão que o Club tem para com essa fundamental profissão da sociedade. “Escolhemos alguns professores da cidade que representam essa tão importante função da comunidade São Miguelense”, completou.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 16-10-12