O professor Dr. Orlando Mendes Fogaça Junior ministrou a disciplina de Práticas e Saberes Docentes aos especializandos de Docência do Ensino Superior da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI).
O objetivo foi tratar do processo ensino/aprendizagem que, segundo Orlando, não é tão simples como se imagina. “Os estudos científicos apresentam três grandes correntes desse processo: apriorismo, empirismo e o construtivismo”, cita o professor.
Ele alerta que é preciso mudar o processo de aprendizagem que hoje é aplicado no Brasil. “O processo de educação da atualidade está embasado no empirismo, ou seja, a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico mediada pelos sentidos”.
Precisamos, sugere Dr. Orlando, nos aproximar do processo de aprendizagem construtivista. “É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada”, explica Orlando.
AI: Ademir José Jung(DRT-PR 8481)
Data: SMI – 18-10-12
Anexo foto do professor Orlando
Acesse www.faesi.com.br ou também www.facebook.com/UNIGUACUFAESI