Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná- Além de criar oito cargos de juiz de Direito, exclusivamente para as Turmas Recursais, cujo volume de trabalho aumentou extraordinariamente nos últimos anos, a lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador cria dois cargos de assessor – exclusivos de bacharel em Direito – para cada juiz. A medida atende antigo pleito da Supervisão Estadual dos Juizados e, certamente, terá como consequência o aumento da produtividade dos julgadores das Turmas Recursais, que já figuram dentre os mais operosos do Brasil.
A Comarca de São Miguel do Iguaçu foi elevada à entrância intermediária – e, de pronto, passa a contar com mais um juiz de Direito titular. Isto contribuirá sobremaneira para desafogar o serviço judiciário naquela que é uma das mais trabalhosas comarcas de entrância inicial do Paraná.
Curitiba ganha a segunda Vara de Inquéritos Policiais, visando à maior agilização do exame de medidas cautelares criminais e outros provimentos penais de urgência.
O Foro Regional de Ibiporã, da comarca da Região Metropolitana de Londrina, que contava com apenas duas Varas, recebe mais duas: uma Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos – desmembrada da Vara Criminal, que acumulava tais matérias – e outra, uma unidade autônoma do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública. O significativo acréscimo visa, sobretudo, a atender ao aumento da demanda causado pela incorporação do município de Jataizinho, antes pertencente à comarca de Uraí. São Varas de grande alcance social, que prestarão melhor atendimento aos moradores da cidade, hoje já interligada a Londrina.
Cornélio Procópio e Jacarezinho passam a ter, cada uma, um juiz de Direito para atuação específica nos juizados especiais – cuja demanda, como sabido, tem crescido vertiginosamente em ambas as localidades.
Serão instaladas, durante este mês de janeiro, a quase totalidade das Varas criadas. Isto porque servidores e diretores dos departamentos do TJPR, em ação integrada, sob a coordenação do secretário do Tribunal, Acir Bueno de Camargo, já vinham ultimando os preparativos necessários à acomodação das novas unidades nos respectivos Fóruns.