Alguns acadêmicos do curso de Educação Física da UNIGUAÇU/FAESI (Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu) estão participando do Projeto “Verão Paraná”. Os estudantes coordenam as atividades esportivas e recreativas além de avaliar fisicamente os participantes do projeto. O Projeto Verão Paraná 2013 é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, juntamente com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional, com o apoio da UNIGUAÇU/FAESI e do Programa Cultivando Água Boa. A programação abrange todos os fins de semana, até o dia 10 de fevereiro.
O acadêmico Douglas Soloani de Almeida conta que a atividade é interessante e tem superado as edições anteriores. “Esse ano a participação de veranistas e comunidade local está acima da média. Chama a atenção o grande número de crianças envolvidas”, completa Douglas.

Em cada cidade participante do projeto há uma equipe de acadêmicos de Educação Física colaborando com os trabalhos.
O estudante Douglas destaca que a experiência é uma grande conquista ao participar deste evento. “Além de enriquecer o currículo porque é um projeto elaborado pelo Governo do Estado”, acrescenta o acadêmico.
A atividade física é importante em qualquer idade e é preciso que haja incentivo à essa prática com eventos dessa natureza, lembra Douglas. “Nós estudantes precisamos estar engajados nisso além de despertar na comunidade o interesse da prática esportiva”, completa.
Douglas defende a idéia de que esse projeto se estenda durante todo o ano e não somente no verão. “Conversamos entre os colegas sobre isso e a maioria concorda com essa idéia porque assim incentiva a atividade física todos os dias”.

Para o Coordenador do curso de Educação Física da UNIGUAÇU/FAESI, Gleison Ferreira, essa é uma forma dos estudantes levarem para a comunidade os conhecimentos adquiridos em sala-de-aula. “Levam e aplicam as técnicas adquiridas”, ressalta Gleison.
Ele lembra ainda que durante o ano os estudantes são constantemente desafiados a aplicar os conhecimentos na comunidade com os chamados Projetos de Intervenção Social. “A sociedade chama a todo o momento a participação efetiva dos alunos para levar conhecimento e auxílio em todos os locais”, cita Gleison.
As aulas iniciam na Instituição no dia 04 de fevereiro e esse ano serão formadas duas turmas do curso, uma bacharel e outra licenciatura, informa Gleison. “São essas as duas formas de estudar Educação Física na UNIGUAÇU, ou seja, bacharel ou licenciatura”, completa o coordenador.
AI: Ademir José Jung (DRT-PR 8481)
Data: SMI – 21-01-13
Anexo algumas fotos das atividades com a coordenação dos acadêmicos.
Acesse: faesi.com. br; facebook.com/UNIGUACUFAESI; @FAESIUNIGUACU