banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu ganha pela quarta vez selo do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
  Data/Hora: 29.abr.2013 - 15h 26 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Premiação foi entregue em Brasília, com a presença do diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, ministros de Estado e representantes de empresas públicas e privadas.

 

A usina de Itaipu recebeu pela quarta vez o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O prêmio foi entregue oficialmente no dia 25, em Brasília, pela ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, ao diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, e à coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero, Maria Helena Guarezi.

 

A premiação, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), é um reconhecimento do governo federal às entidades e empresas de médio e grande porte que desenvolvem ações voltadas para a promoção da equidade de gênero e raça no ambiente de trabalho. No total, quase 60 empresas de todo o País receberam o selo.

 

A cerimônia, no Memorial Juscelino Kubitschek, também contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da diretora regional da ONU Mulheres, Rebbecca Marques; e da oficial de Projetos do Programa de Igualdade de Gênero e Raça da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ana Carolina Querino.

“Esse prêmio é uma conquista de todos os empregados e empregadas e um reconhecimento pelos dez anos do Programa de Incentivo à Equidade. Porque todos nós, homens e mulheres de Itaipu, fizemos parte do processo de construção do programa”, comemorou Maria Helena Guarezi.

 

A coordenadora lembrou que Itaipu sediou a primeira reunião sobre equidade das empresas do Ministério de Minas e Energias, em 2004 – que deu origem ao programa federal. Tanto que, das 11 empresas que foram premiadas na primeira edição, dez eram do setor elétrico – entre elas, a própria Itaipu.

 

Maria Helena acrescentou que, para receber o selo, a empresa deve ter um plano de ação focado na gestão de pessoas e na cultura organizacional, com pelo menos 70% das ações implementadas. Caso contrário, não leva o selo. “É um processo rigoroso. A organização deve olhar para dentro, para suas ações e para os seus empregados”, comentou.

 

Primeiros passos

Ex-diretora executiva financeira de Itaipu, Gleisi Hoffmann participou da solenidade e falou sobre a experiência da binacional como uma das primeiras empresas brasileiras a discutir e a formular ações para o setor.

 

Gleisi também destacou as ações do governo federal e comentou que o rendimento das mulheres, hoje, ainda representa 73,8% do ganho salarial dos homens. “Apesar de termos avançado nos últimos anos, a desigualdade salarial ainda é um desafio que persiste e precisa ser enfrentado”, disse, em texto divulgado pela Agência Brasil.

 

A ministra Eleonora Menicucci pontuou que discriminações no mundo do trabalho nem sempre são percebidas e por isso são necessárias ações específicas para que o preconceito seja superado. “A conquista da autonomia e da igualdade entre mulheres e homens é fator primordial para o desenvolvimento econômico do País”, comentou a ministra.

 

Diretora regional da ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas criado em 2010 e voltado para a promoção da igualdade de gênero, Rebbecca Marques citou a importância do papel das empresas. “As grandes empresas têm muita influência sobre os seus parceiros em geral, sejam fornecedores ou prestadores de serviço, e podem contribuir com a mudança de mentalidade”, disse.

 

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner Mirante