banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Instituições reafirmam compromisso pelo fim da exploração sexual infantojuvenil
  Data/Hora: 18.mai.2013 - 8h 4 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Ato integra as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes

 

A Itaipu Binacional, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo do Paraná, a Rede Proteger e a PAIR-Mercosul reafirmaram, nesta sexta-feira (17), o compromisso de combater o abuso e exploração sexual infantojuvenil na região, com a assinatura da repactuação do Plano Operativo Local.

 

A assinatura do documento integra as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, lembrado neste sábado, 18 de maio. Em Foz, as atividades começaram nesta sexta, com uma caminhada da Avenida Brasil até a Praça do Mitre, onde apresentações culturais encerraram a programação do dia. A marcha reuniu centenas de jovens.

 

As instituições signatárias do Plano Operativo Local se comprometeram a realizar três ações imediatas: capacitar os profissionais que atuam nas entidades de assistência a meninos e meninas e, com isso, melhorar o atendimento oferecido nas casas abrigos, no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); fortalecer e incentivar a denúncia; e desenvolver ações preventivas nas escolas.

 

Repactuação

Segundo Sueli Ruiz, coordenadora da PAIR-Mercosul, o Plano Operativo Local foi construído no final de 2012 com a participação de representantes do poder público e instituições ligadas à defesa da infância, mas somente agora as ações começam a sair do papel. “Tivemos mudança dos ‘atores’ do governo municipal, como prefeito e vereadores. Achamos por bem fazer uma repactuação do plano”, explicou.

 

De acordo com Criviam Paiva de Siqueira, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, a exploração e o abuso cometido contra crianças é um dos piores e mais perversos crimes. Fazendo uma alusão aos 40 anos do estupro e morte da pequena Araceli Cabrera Sanches, cometido em 18 de maio de 1973, quando a menina tinha oito anos, Criviam disse: “Não poderíamos ter escolhidos data mais significativa para reiterarmos este compromisso. Não podemos permitir a existência de outras Aracelis”.

 

Criviam pediu um minuto de silêncio em memória às crianças vítimas de maus tratos e lembrou que há 10 anos a Itaipu trabalha para reduzir os casos de abuso na região.

 

Nesse período, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), a empresa contribuiu para a implantação da Casa Abrigo e do Nucria, além de manter projetos que tiram meninos e meninas da situação de vulnerabilidade social e incentivam o protagonismo juvenil, como o Plugados – Canais Ligados na Cultura, Meninos do Lago e Velejar é Preciso.

 

“Todos os nossos projetos são desenvolvidos em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as políticas públicas do governo federal”.

 

Campanha

Ao assinar o documento, a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Pereira, se comprometeu a trabalhar para colocar em prática todas as exigências do plano.

 

Uma das primeiras ações será incentivar a denúncia. A partir desta segunda-feira (20), todos os ônibus do transporte coletivo de Foz do Iguaçu e do transporte de empregados da Itaipu, além de vans de turismo, receberão banners da campanha “Criança que sofre violência não fala. Disque 100 e fale por ela”.

 

Outras ações

No sábado (18), às 9h, a Ponte Internacional da Amizade será fechada simbolicamente para a campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. No período da tarde, uma carreata percorrerá os principais bairros da cidade.

Na terça-feira (21), às 19h, haverá uma palestra no Sest/Senat sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Denuncie você também. Disque 100 ou entre em contato com o Nucria pelo telefone (45) 3524-8565.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Exposição
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante