banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu completa 39 anos como modelo de gestão e responsabilidade socioambiental
  Data/Hora: 18.mai.2013 - 9h 1 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Criada em 17 de maio de 1974, binacional está no auge da produtividade, é recordista em geração, e segue estratégica para a segurança energética do Brasil e do Paraguai.

 

Recordista mundial de geração de energia elétrica, a Itaipu Binacional comemora nesta sexta-feira, 17 de maio, o aniversário de 39 anos de criação da empresa. A data é representativa por vários motivos. Prestes a completar três décadas de operação, a hidrelétrica está no auge da produtividade, é modelo de gestão e responsabilidade socioambiental e segue estratégica para a segurança energética do Brasil e Paraguai.

 

Os números falam por si. Parte do sistema elétrico brasileiro, coordenado pela Eletrobras, Itaipu é hoje responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida no País e por mais de 70% do Paraguai.

 

Para se ter uma ideia, antes de Itaipu, o Paraguai contava apenas com a usina hidrelétrica de Icaray, uma unidade de pequeno porte, para gerar energia. Hoje, sobra energia no país vizinho e o excedente é vendido e gera riqueza.

 

Já o Brasil, um país de dimensões continentais, viu praticamente dobrar a sua capacidade instalada, que era de 16,7 mil megawatts em 1974. Após a conclusão da obra, as 20 unidades geradoras de Itaipu incorporaram outros 14 mil megawatts ao sistema elétrico brasileiro.

 

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, chama a atenção para o fato de a empresa ter sido construída em regime de sustentabilidade plena, ou seja, não onera nem o Brasil e nem o Paraguai. “Isso ocorre porque 100% dos recursos da obra foram financiados e todo o pagamento da dívida é feito com a venda da própria energia”, explicou.

 

Por outro lado, somente em royalties, a usina já distribuiu mais de US$ 10 bilhões aos dois países. “Em 2023, a usina estará paga, modernizada, e continuará sendo vital para a economia do Brasil e do Paraguai”, disse.

 

Recordes e missão ampliada

Em 2003, Itaipu ampliou sua missão empresarial. Desde então, além de gerar energia elétrica com qualidade, a empresa incorporou às suas ações a responsabilidade social e ambiental – “impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

 

Jorge Samek observa que a nova missão empresarial de Itaipu coincidiu com um período de forte crescimento econômico da região, melhoria da qualidade de vida de brasileiros e paraguaios e demanda crescente por energia, exigindo esforços extras de Itaipu. E a empresa soube responder aos novos desafios.

 

O maior exemplo desse esforço foi o recorde mundial de produção de energia, registrado em 2012. Itaipu gerou no ano passado 98.287.128 megawatts-hora (MWh) – suficiente para abastecer todo o mundo por dois dias; ou então o Paraguai por nove anos.

 

Por determinação dos governos do Brasil e do Paraguai, Itaipu também é responsável pela construção da linha de transmissão de 500 kV, ligando a margem direita da usina à subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção. Essa obra é considerada a mais importante do país vizinho desde a construção da própria usina.

 

“A conclusão do sistema de transmissão de 500 kV vai permitir ao nosso vizinho uma nova etapa de industrialização e de crescimento econômico. O Paraguai poderá fazer uso pleno da energia que Itaipu produz”, avaliou o diretor.

 

Meio ambiente e inclusão

A nova missão empresarial permitiu ainda que Itaipu desenvolvesse uma série de programas e ações de responsabilidade social e ambiental. Na última semana, por exemplo, a diretora financeira executiva, Margaret Groff, recebeu na Noruega o prêmio Oslo Business for Peace Award 2013, em reconhecimento às ações de equidade de gênero e de empoderamento da mulher dentro da empresa.

 

O Programa Cultivando Água Boa (CAB), desenvolvido pela Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente em 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3), beneficiando mais de 1 milhão de pessoas, também já conquistou inúmeros prêmios nacionais e internacionais e é considerado modelo no cuidado com os recursos hídricos pela Unesco.

 

Itaipu ainda criou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e lidera ações para desenvolver o veículo elétrico e novas plataformas de energias renováveis – como o biogás. Neste mês de maio, começa a funcionar no PTI o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER), parceria de Itaipu com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e outras instituições.

 

A usina também apoia iniciativas como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e adotou um inédito Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGD), uma ferramenta de gestão que valoriza dentro da empresa ações sustentáveis e ambientalmente corretas.

 

“Itaipu transformou a Bacia do Paraná 3 em um gigantesco laboratório de experiências bem-sucedidas, que indicam para um novo modelo de desenvolvimento sustentável”, afirmou Jorge Samek, que fez questão de elogiar operários, empregados e ex-empregados que ajudaram a construir a usina. “Uma empresa com quase 40 anos, e que mantém esse vigor e essa vontade de transformar para melhor a vida das pessoas, é para nós motivo de grande orgulho”, completou.

 

Homenagem

Para comemorar os 39 anos de Itaipu, a empresa vai homenagear os empregados que completaram 15, 25, 30 e 35 anos de casa e também os colegas que se aposentaram no último ano. A cerimônia será no dia 23 de maio, próxima quinta-feira, no ExpoCenter Rafain, em Foz do Iguaçu.

 

Um dos homenageados será o ex-ouvidor Miguel Sória, que vai aproveitar a festa para lançar o livro “Usina de Itaipu – Integração Energética entre Brasil e Paraguai”, editado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante