banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ministra propõe a criação de comitê internacional para proteger crianças na fronteira
  Data/Hora: 29.mai.2013 - 7h 24 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Declaração foi feita durante a 1ª Conferência Internacional pelo Direito à Convivência Familiar e Comunitária, em Foz do Iguaçu.

 

As cores de centenas de balões levaram aos céus de Foz do Iguaçu uma mensagem de fortalecimento das famílias e proteção e cuidado a crianças e adolescentes. A revoada aconteceu nesta terça-feira (28), durante a 1ª Conferência Internacional pelo Direito à Convivência Familiar e Comunitária, organizada pelas Aldeias Infantis SOS Brasil, Paraguai e Argentina e pela Rede Proteger, com o apoio da Itaipu. O encontro aconteceu no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu.

 

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, participou do evento ao lado de autoridades federais, estaduais e municipais, tanto do Brasil como da Argentina e do Paraguai. O foco do encontro foi discutir e viabilizar estratégias e ações de fortalecimento familiar e comunitário para atender as crianças da região.

 

A proposta da ministra foi a criação de um comitê de acolhimento e proteção dos direitos das crianças e adolescentes na região da fronteira, unindo num mesmo espaço os três países para a troca de experiências e conhecimentos. “Isso pode até ser ampliado para outros pontos. O importante é nos unirmos e buscarmos ações concretas para garantir a todos os jovens uma família, estudo, saúde, paz e dignidade”, afirmou.

 

Para a representante da Itaipu na Conferência, Criviam de Paiva Siqueira, a proposta é ideal e terá todo o apoio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente da Itaipu (PPCA). “Temos que mostrar que o cuidado com os jovens não pode ser interrompido. Assim como os balões lançados hoje, temos que propor ações que se espalhem, apesar das fronteiras”, disse Criviam.

 

Pipas

Enquanto dentro do salão os adultos discutiam ações e políticas, do lado de fora as crianças das sete casas da Aldeia Infantil SOS Foz do Iguaçu exerciam seu protagonismo por meio da arte. Para lançar o projeto “Pipas do Iguaçu”, elas criaram dezenas de pipas coloridas, que seriam lançadas. Porém, com a ameaça de chuva, as pipas foram substituídas por balões – o que não diminuiu a empolgação.

 

O projeto “Pipas do Iguaçu” vai priorizar atividades socioeducativas e o acompanhamento sistemático junto às famílias de origem, com visitas domiciliares, encaminhamento para a rede socioassistencial e a elaboração de um plano de desenvolvimento familiar. Um local chamado de Casa de Oportunidades oferecerá espaço para outras iniciativas e organizações locais.

 

Triste cenário

Durante o evento, os gestores das Aldeias Infantis SOS Brasil, Paraguai e Argentina apresentaram os cenários da infância e da adolescência em seus países. O que se viu foram números preocupantes – ainda mais quando pensamos que se trata do futuro dos nossos países. No Paraguai, 43% das crianças vivem em situação de pobreza; na Argentina, 24 mil jovens de 14 a 18 anos são responsáveis pelo sustento de suas famílias; e no Brasil, a cada hora são denunciados cinco casos de violência contra crianças.

 

“A família é o melhor acolhimento. A comunidade tem que zelar e observar suas crianças”, comentou Sandra Greco, gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil. “Daqui a um ano, queremos estar aqui reunidos novamente para comemorar os avanços que conquistaremos a partir de agora”.

 

À tarde, os participantes da conferência visitaram uma exposição de práticas inovadoras e se reuniram em mesas temáticas. Ao final do encontro, foi formalizado o compromisso com os jovens da tríplice fronteira, num documento assinado por todos os presentes.

 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018