banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Vice-presidente sobrevoa fronteira e acompanha atividades da operação Ágata 7
  Data/Hora: 29.mai.2013 - 7h 59 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O vice-presidente da República, Michel Temer, sobrevoou nesta segunda-feira (27) a região de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, em Foz do Iguaçu, e acompanhou parte das atividades da Operação Ágata 7, lançada no dia 18 de abril em todo o País.

O objetivo da operação, que tem apoio da Itaipu Binacional, é combater crimes como o narcotráfico, o tráfico de armas, o contrabando de veículos e a imigração ilegal. No total, estão sendo fiscalizados 16.886 quilômetros de fronteiras.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, acompanharam o vice-presidente.

A viagem de Temer a Foz do Iguaçu ocorre apenas três dias após a transformação do 34º Batalhão de Infantaria de Foz do Iguaçu em uma unidade mecanizada – com o uso de blindados sobre rodas. Antes, tanto o 34º Batalhão como a 15ª Brigada de Infantaria, de Cascavel, eram motorizados (uso de caminhões).

Após o sobrevoo, Temer, Cardozo e Nardi receberam da diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, exemplares do livro “Usina de Itaipu – Integração Energética entre Brasil e Paraguai” (Editora UFPR), escrito por Miguel Sória, ex-ouvidor da binacional.

O diretor Jurídico de Itaipu, César Ziliotto, o chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, e Francisco Ronald Rocha Fernandes, também da IN.GB, acompanharam a diretora financeira.

Michel Temer destacou aos jornalistas que a operação Ágata 7 mobiliza não apenas as Forças Armadas, como outros órgãos federais, estaduais e até municipais. “É uma integração inédita e extraordinária das forças de segurança e das forças fiscalizadoras do País”, disse, citando a Receita Federal, as áreas de inteligência do governo e secretarias de Estado da Segurança.

“Eu tenho acompanhado a operação em várias partes do País e o resultado é um sucesso”, acrescentou o vice-presidente, garantindo que tanto a Ágata como a operação Sentinela, promovidas pelo Ministério da Justiça, serão repetidas “a todo momento”. “Aliás, nós temos verificado que os Estados querem o prosseguimento das operações”, completou.

Temer também comentou o fechamento da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no país vizinho, por manifestantes paraguaios, na manhã desta segunda-feira, em protesto contra a operação. Ele negou que a ação traga prejuízos ao comércio da região. “Acabei de saber que traz prejuízo ao contrabando”, rebateu. “Não fosse a operação, talvez não tivesse essa manifestação.”

José Eduardo Cardozo disse que o êxito da operação, um pouco mais de uma semana depois do início, “é indiscutível”. “Se você comparar a operação de junho de 2011 com a de agora, nós quadruplicamos a apreensão de drogas”, comparou. Ele lembrou que, em função da realização da Copa das Confederações de Futebol, em junho, e a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a operação atual ganhou uma dimensão maior e foi ampliada.

O ministro da Justiça acrescentou que os problemas que impediram a operação veículo aéreo não tripulado (Vant), com base em São Miguel do Iguaçu, foram superados. “Hoje nós já temos dois Vants da Polícia Federal e estamos fazendo uma atuação operacional articulada com um Vant da FAB (Força Aérea Brasileira)”, informou.

Assim como o vice-presidente, José Eduardo Cardozo destacou como principal característica da Ágata 7 a união de diferentes órgãos públicos em torno de um objetivo em comum – o combate ao crime. “O sucesso dessa operação não se mede apenas pelos resultados positivos em apreensões e fiscalizações. Nós nunca tivemos uma integração tão boa entre o Ministério da Justiça, da Defesa e as forças estaduais e municipais”, ressaltou.

O chefe da Assessoria de Informações de Itaipu, Carlos Roberto Sucha, disse que a binacional participa ativamente de todas as reuniões de órgãos de inteligência, para contribuir no planejamento das operações.

Itaipu integra o Centro de Operações de Proteção Integrada do Ministério da Defesa e do Centro de Operações de Segurança Integrada do Ministério da Justiça. “Fazemos parte desses centros e estamos sempre apoiando as operações no que for necessário”, afirmou.




 

A Itaipu

 

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein