banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Brasil vai integrar rede mundial da Onudi de Energias Renováveis
  Data/Hora: 29.mai.2013 - 8h 7 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER),  desenvolvido pela Itaipu e outros 19 entidades parceiras, vai integrar a rede mundial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) de Energias Renováveis.   
   
A rede é composta por oito centros internacionais. Os outros ficam na China, Itália, Turquia, Índia e Cabo Verde. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 28 de maio, pelo diretor-geral da Unido, Kandeh Yumkella, no Fórum de Energia de Viena, na Áustria.  
   
O evento conta com a participação de lideranças políticas e autoridades na área de energias renováveis de todo o mundo. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, participa do fórum como palestrante convidado e também como representante do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que não pôde comparecer.
  
Inaugurado há uma semana, o CIBiogás-ER está instalado no Edifício do Saber, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, e é inédito na América Latina.
  

   
O processo de instalação demorou menos de um ano depois de iniciada a negociação entre o diretor-geral brasileiro de Itaipu e o diretor da Onudi. Essa agilidade chamou a atenção e recebeu o elogio de Yumkella.   

A criação do centro internacional com ênfase em biogás foi proposta em 2011. A ideia ganhou força no final do mesmo ano, na 14ª Conferência Geral da Onudi, em Viena, e foi ratificada no ano passado, no Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20.
   
Durante o anúncio do CIBiogás-ER, nesta terça-feira, o diretor da Onudi ressaltou a importante parceria com o Brasil, especificamente com a Itaipu Binacional para impulsionar as energias renováveis.
  
Pouco antes da solenidade de abertura do fórum, durante um café da manhã na residência do embaixador brasileiro Evandro Didonet, Yumkella reafirmou a necessidade de ter técnicos brasileiros em seu staff, nas áreas de hidroenergia e de bioenergia.
  
Para Jorge Samek, com essa parceria com a Onudi, a usina hidrelétrica de Itaipu, maior produtora de energia limpa e renovável do planeta, caminha para se transformar também em referência nas pesquisas para microgeração de energia a partir do biogás.
  
O que é
   
O CIBiogás-ER é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, resultado da parceria entre a Itaipu Binacional, as Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras) e a Onudi.
  
Outras 19 entidades, todas com atuação direta ou indireta no campo do biogás, estão envolvidas no projeto. Entre elas, o Itamaraty, Eletrobras/Cepel, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa, Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis CTGAS-ER, Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
  
De acordo com o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, a integração do centro à rede da Onudi coloca o biogás na pauta internacional e a Itaipu passa também a ser reconhecida como referência de bioenergia.
  
Um dos objetivos da nova entidade será “organizar, desenvolver, acompanhar e dar suporte aos programas, pesquisas e projetos de viabilização do biogás como gerador de energia e de seus subprodutos” – conforme prevê o estatuto aprovado pelos parceiros.
  
“O CIBiogás-ER será uma ferramenta de interação dos setores científicos e tecnológicos com o setor produtivo. Esperamos que essa experiência possa ajudar o Brasil e outros países a incluir o biogás na sua matriz energética”, afirmou Jorge Samek. “O biogás é uma fonte limpa e renovável, como é a hidreletricidade”, reforçou.
  
Solução ambiental
  
Cícero Bley disse que a geração de energia a partir do biogás, além de oferecer ao produtor rural uma nova e importante alternativa de renda, representa a solução para um grave problema ambiental.
  
Atualmente, boa parte dos dejetos da produção agropecuária (criação de gado, suínos e aves) contamina o solo e é carregada pela chuva para rios e lagos, além de contribuir para o aquecimento global. Isso ocorre porque o gás metano liberado na decomposição orgânica é 20 vezes mais poluente que o dióxido de carbono (CO2).
  
Com o biogás, o problema vira solução. Os dejetos são levados para biodigestores, para extração do gás metano, que depois pode ser convertido em energia térmica, elétrica e veicular. O subproduto da atividade é um potente biofertilizante. Tudo é reaproveitado.
 
A experiência liderada por Itaipu no Condomínio de Agroenergia para a Agricultura Familiar da Microbacia do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, mostra que o projeto é viável mesmo em pequenas propriedades.
 
No Ajuricaba, foi construído um gasoduto de 25,5 quilômetros, que passa por 34 pequenas propriedades rurais e leva o biogás para uma microcentral elétrica. A energia gerada abastece as propriedades e todo o excedente é vendido para a Copel.
 
Cícero Bley lembra que o uso de biodigestores no meio rural ganhou força ainda na década de 1970. No entanto, a alternativa desapareceu por falta de uma instituição que tratasse o biogás como atividade econômica viável. “Agora, o CIBiogás-ER vai cumprir esse papel”, afirmou.
  
Ainda segundo ele, o projeto atual envolve instituições representativas, todas com interface na área do biogás, e a tendência é a formação de uma grande rede nacional – viabilizando, inclusive, levantamentos estatísticos. Hoje, não há dados oficiais sobre quem produz biogás no Brasil e qual o volume.
 
“Somente no Estado do Paraná, 103 municípios destacam-se com produção de animais. Neles, seria possível instalar uma rede de microgeradores de energia na ordem de 111,5 megawatts”, estimou Bley.
 
Considerando apenas o oeste do Estado, o potencial seria de 56,5 megawatts, volume superior ao produzido por uma pequena central hidrelétrica (PCH). “Isso contando apenas a produção de suínos e vacas ordenadas”, complementou. O metano também pode ser extraído, por exemplo, do lixo urbano.
 
“O novo Centro Internacional de Energias Renováveis estabelece no Brasil, e em Itaipu, particularmente, uma referência na produção de biogás. É uma instituição que está nascendo com muito vigor e que poderá levar, no futuro, a experiência do biogás para todas as regiões do mundo”, completou.
      
Cícero Bley Júnior é o diretor-geral do CIBiogás-ER. O assessor da Diretoria Brasileira de Itaipu e coordenador do Sistema de Gestão da Sustentabilidade, Herlon Goelzer de Almeida, ocupa o cargo de diretor de desenvolvimento tecnológico. A função de diretora administrativo-financeiro é de Soraya Penzin, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani